Título: Estilhaça-me
Título Original: Shatter Me
Autora: Tahereh Mafi
Editora: Novo Conceito
Nº de páginas: 304
Sinopse: Juliette não toca alguém a exatamente 264 dias. A última vez que ela o fez, que foi por acidente, foi presa por assassinato. Ninguém sabe por que o toque de Juliette é fatal. Enquanto ela não fere ninguém, ninguém realmente se importa. O mundo está ocupado demais se desmoronando para se importar com uma menina de 17 anos de idade. Doenças estão acabando com a população, a comida é difícil de encontrar, os pássaros não voam mais, e as nuvens são da cor errada. O Restabelecimento disse que seu caminho era a única maneira de consertar as coisas, então eles jogaram Juliette em uma célula. Agora muitas pessoas estão mortas, os sobreviventes estão sussurrando guerra – e o Restabelecimento mudou sua mente. Talvez Juliette é mais do que uma alma torturada de pelúcia em um corpo venenoso. Talvez ela seja exatamente o que precisamos agora. Juliette tem que fazer uma escolha: ser uma arma. Ou ser um guerreiro.
Nota Pessoal:
Juliette tem um toque letal. Capaz de matar a todos que a tocarem.
Aprisionada durante 264 dias, seus únicos companheiros de cela são um caderno e uma velha caneta quebrada.
Até Adam chegar e mudar o rumo dessa estória.
Confesso que no começo ‘Estilhaça-me’ não me prendeu completamente. Eu até entendo todo o começo da estória que a autora criou, e até acho que foi importante para a estória em si. Mas confesso que não gostei.
Não gostei do modo como a autora escreveu todo o dilema de Juliette. O livro é narrado no ponto de vista dela, o que para mim foi bom, mas que no começo foi meio cansativo.
Juliette está aprisionada; ela, seus pensamentos e algumas palavras que ela fala para não perder o hábito.
A estória demorou um pouco para desenrolar-se, mas quando os ‘acontecimentos importantes’ nos são apresentados, a leitura flui de maneira mais rápida.
O Restabelecimento quer Juliette. Quer usá-la como arma contra todos. E Juliette simplesmente não acha certo quererem usá-la para esse tal plano de destruição.
Adam, entra na estória no momento que Juliette está na cela, fingindo ser um dos membros do Restabelecimento.
“ Adam fica de pé. A luz da manhã infiltra-se através das pequenas janelas pelo ângulo perfeito, no momento perfeito.” PG: 204
Há uma atração, por parte de ambos. Juliette sente-se atraída por Adam. E vive um dilema. Se tocá-lo ele pode morrer. Mas ele é atraente. Extremamente atraente para Juliette.
Mas na verdade Adam não faz parte totalmente desse Restabelecimento. Ele é um amigo de infância de Juliette, que entra no Restabelecimento por dizer-se um amigo dela, e para ajudar o Restabelecimento. Quando na verdade ele quer mesmo é proteger Juliette.
Como disse achei o começo da estória um pouco cansativo. Eu entendo que a garota tá presa em uma cela a não sei quantos dias e que não falava com ninguém, e isso justifica o fato de ela ficar tensa com a presença de Adam, mas acho que o modo como a autora escreveu me fez ficar um pouco travado na leitura.
Warner. * para tudo*. Líder do Restabelecimento o cara é simplesmente um maníaco psicopata total e completamente. Pense que ele é surtado e doido pela Juliette. Ele simplesmente vai até o fim, até a última gota para ter ela somente para ele.
Começa aí acontecimentos realmente ‘interessantes’ no livro. Uma fuga de Juliette e Adam. Uma busca desenfreada do Restabelecimento atrás dos dois.
Uma última esperança. O Ponto Ômega.
E foi aí que acho que rolou a parte ‘X-Men’ da estória. Um lugar onde mora todos os ‘seres fora do comum’.
Posso dizer que o livro é realmente muito bom. Mesmo o começo sendo cansativo.
É só o primeiro livro. Então acho que podemos esperar muito dos próximos. Porque o ponto onde termina o primeiro é crucial para que fiquemos realmente desesperados para ler o próximo volume, que só sai próximo ano.
A estória tem personagens bem marcantes. Destacando o irmão de Adam: James. Ah, é realmente um menino super ultra mega legal. Assim como Juliette, eu me encantei logo de cara com ele. Que apesar de ser uma criança, já apanhou muito da vida.
Agora fico aguardando desesperado o próximo volume.
Boa Leitura!
Não desceu! Sinceramente, esse livro não conseguiu me atrair! Desisti e não consegui voltar.
ResponderExcluirQuem sabe um dia...
Ótima resenha
Ana Caroline
Nosso Clube do Livro
Olá, Ronaldo :)))
ResponderExcluirAaaaah, eu tenho muita vontade de ler esse livro..... e a sua resenha me deixou ainda mais animada rs rs
Tem livro que é assim, né! No começo, enquanto a história não "engrena", a gente fica meio empacado, meio entediado. Mas, depois que as coisas tomam rumo, Ha!!! Quem nos segura? rs rs
Um beijo!
Samanta Holtz
autora de O Pássaro
Ronaldo,
ResponderExcluirna primeira vez que vi a capa de Estilhaça-me já fiquei louca para ler (a capa é linda!).
E apesar de algumas pessoas falarem que tem a ver com X-men (que por sinal eu não vi como algo negativo)eu continuei surtando pelo livro.
Eu quero muito lê-lo, mas no momento não tô podendo comprar mais livros (porque vou viajar no final de julho, aí tenho que economizar para a viagem).
Mas a vontade de ler o livro só tá aumentando... Sua resenha ajudou mais ainda. ^^