Olá Leitores!!! Como estão? Vamos conferir a resenha de “O Casamento”, cedido ao blog pela Editora Arqueiro?...
Título: O Casamento
Título Original: The Wedding
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
Nº de páginas: 223
Sinopse: Após 30 anos de casamento, Wilson Lewis é obrigado a encarar uma dolorosa verdade: sua esposa, Jane, parece ter deixado de amá-lo, e ele é o único culpado disso.
Viciado em trabalho, Wilson costumava passar mais tempo no escritório do que com a família. Além disso, nunca conseguiu ser romântico como o sogro era com sua própria mulher. A história de amor dos pais de Jane, contada em Diário de uma paixão, sempre foi um exemplo para os filhos de como o casamento deveria ser.
Diante da incapacidade do marido de expressar suas emoções, Jane começa a duvidar de que tenha feito a escolha certa ao se casar com ele. Wilson, porém, sente que seu amor pela esposa só cresceu ao longo dos anos. Agora que seu relacionamento está ameaçado, ele vai fazer o que for necessário para se tornar o homem que Jane sempre desejou que ele fosse.
Em O casamento, Nicholas Sparks faz os leitores relembrarem a alegria de se apaixonar e o desafio de se manterem apaixonados.
Nota Pessoal:
“O Casamento” é mais um clássico do Nicholas Sparks. Retrata o amor na sua mais bela e pura forma. Com personagens marcantes, a estória me cativou da primeira a última página.
A cada livro que leio do Nicholas Sparks eu só consigo me apaixonar mais e mais pelas estórias maravilhosas que o autor escreve.
E não foi diferente nesse novo romance. Agora temos a estória de um casal não mais adolescente, e sim, de um casal maduro, lutando para reacender a chama do relacionamento, perdida durante os 30 anos de casamento.
Wilson é um homem que dedica-se totalmente ao trabalho, e acabou esquecendo-se da família; quando deu-se por si viu que o seu casamento ao poucos estava chegando ao fim. Agora ele espelha-se na estória de amor do sogro Noah (estória contada em ‘Diário de uma paixão’ ) para tentar reconquistar a sua esposa, Jane.
Com três filhos já adultos, o relacionamento do casal tinha caído na rotina e ambos tinham perdido o amor que sentia um pelo outro.
A gota d’água para Jane começar a repensar no relacionamento, foi o esquecimento do aniversário de casamento. Será que valeria a pena continuar casada com um homem que esquecera-se completamente de que tinha uma família?
E é isso que faz com que o abismo (formado ao longo dos anos da relação) aumente drasticamente; E é isso também que faz Wilson perceber o erro cometido e tentar reconquistar a mulher que ele sempre amara.
Surge aí uma notícia inesperada. A filha mais nova do casal, Anna, está para se casar. Não um casamento que tivesse tempo para ser organizado e preparado (como era o sonho de Jane), mas um casamento rápido, dali a duas semanas.
Após longas conversas com o sogro, Wilson vê no casamento de sua filha uma oportunidade para reconquistar a sua esposa.
Acho que o Nicholas Sparks, tem um jeito próprio e inesquecível de compor seus personagens. Cada um com seus erros, medos, frustrações e qualidades são quase palpáveis ao longo da leitura.
Nenhum personagem do livro é perfeito, muito pelo contrário, eles aprenderam com os erros e tentam ao máximo toma-los como exemplo.
“ – O que eu queria dizer é que eu acho que amo você – sussurrei.
- Eu também tenho certeza – disse ela. – Tenho certeza de que te amo.” PG: 96
Eu gostei muito da forma como o autor sobre entrelaçar a estória de Noah e Allie( Diário de uma paixão) na estória de O Casamento, e ao contrário do que muitos possam pensar, o livro não chega a ser uma continuação de Diário de uma paixão; Temos apenas o Noah, ajudando ao máximo o Wilson a reconquistar Jane. E também é uma forma de matarmos a saudade do casal inesquecível (pelo menos pra mim) do clássico Diário de uma paixão.
Acho que o mais lindo e incrível do livro, foi a forma única que Wilson encontrou de reconquistar sua esposa. Acho que o autor não poderia ter imaginado nada melhor que aquilo e é impossível não se emocionar com a história do casal.
Algo bem interessante que pude perceber ao longo da leitura é a forma como o Wilson trata Jane, a todo momento ela a menciona (pois temos a estória no seu ponto de vista) como “minha esposa”. E eu achei isso tão incrível, que por mais que se trate apenas de uma estória, acho que a verdade contida naquelas palavras conseguiram tocar-me profundamente.
“Tudo parecia perfeito e ali, em pé ao lado da mulher que era minha esposa havia quase três décadas, eu de repente entendi que o dia não poderia ter dado mais certo nem se eu tivesse planejado tudo.” PG 62
O modo como o relacionamento entre Wilson e Jane amadurece, é outro ponto crucial na estória, o modo como a história do casal, que passa de superficial para apaixonados novamente é uma lição de vida; De que sim, é possível reconquistar a pessoa que amamos.
Eu sempre tiro algo de proveito das leituras do Nicholas Sparks. E com essa não foi diferente.
Talvez alguns esperem que aconteça alguma tragédia (isso é uma marca registrada do Sparks) para tornar a estória real e inesquecível. Já adianto que não; O Nicholas mostrou que uma estória pode sim ser inesquecível e ao mesmo tempo ter um final feliz.
BOA LEITURA!
Ainnnnnnnnn quase peguei o spoiler no final, fechei os olhos, não sei, ainda sou receosa com esse livro, mas sua resenha super grande e estruturada me fez mudar de ideia, talvez eu deva dar um chance.
ResponderExcluirAdoro seu layout, não sei se já disse rs
Bjs
Adoro Nicholas Sparks, é meu segundo autor do gênero romance favorito. Creio que esse livro tem tudo para ser muito bom e espero lê-lo em breve.
ResponderExcluirAbraços,
Asas Literárias.
Parabéns pela resenha Ronaldo :)
ResponderExcluirForam poucos os livros que li no Nicholas, mas eles conseguiram ser marcantes, todos ao seu modo.
Espero lê-lo em breve e apreciar mais uma obra deste autor.
Beijos :*
Natalia do blog Entre Livros e Livros.
Eu li esse livro, amei esse livro e achei muito fofinho. Não é o meu preferido do Nick, mas tem um tom tão leve, um amor tão puro... Tua resenha ficou muito boa, tu só podia não ter dado aquele spoiler no último parágrafo, hein? (sou chata, eu sei...)
ResponderExcluirGislaine,
atualizado, comenta? http://jeito-inedito.blogspot.com
Ronaldo, tive a oportunidade de ler O Casamento esses dias, e confesso estar apaixonada pela história. Sparks soube como incrementar o enredo de um modo especial... e o mais interessante é que caiu como uma luva para mim, em um momento ideal. Carregado de ensinamentos para a vida, oO Casamento é o tipo que merece ser lido por fãs do gênero... vale muito a pena. Adorei!
ResponderExcluirUm abraço!
http://universoliterario.blogspot.com/