Se te uma coisa que me deixa feliz, é ver o quanto existem pessoas que estão dispostas a mudar a realidade do nosso país. Para muitos é apenas uma utopia, enquanto para os que acreditam verdadeiramente que é possível e estão dispostos a fazer com que seja, superar obstáculos é apenas mais uma pedra no caminho.
E foi com esse propósito que o autor Gustavo Rosseb, autor do livro ‘A Odisséia de Tibor Lobato’ resolveu criar o projeto ‘Escute um livro', com o intuito de levar a leitura a crianças e jovens que tem deficiência visual.
Tendo como objetivo principal possibilitar a leitura através de áudio livros, o que o autor nos faz perceber é que se podemos fazer algo para possibilitar a acessibilidade, tornando o país um lugar melhor, por que não fazê-lo?!
O pontapé para dar vida ao projeto surgiu quando uma jovem com deficiência visual mostrou-se interessada na leitura de ‘A Odisséia de Tibor Lobato”. Só que existia um empecilho que a impedia; Sua deficiência limitava um dos maiores prazeres que poderia – e que para nós pode parecer algo simples e natural - : a leitura.
A história que comoveu o autor, foi ao mesmo tempo fantástica e motivadora. O desejo da jovem o levou a dedicar-se a fundo ao projeto e torná-lo realidade.
Isso nos mostra o quanto é possível lutar por aquilo que queremos. Mais que isso, nos mostra que o Brasil, tem sim pessoas que dedicam-se e dispõem-se a ajudar os outros.
“Acredito no valor real que temos na sociedade, na força que existe em se trabalhar em coletivo e na necessidade de fazer alguma coisa. Dessa forma, a visão com relação ao mundo acaba sendo diferente da grande maioria”, o autor responde, quando perguntado sobre a importância do projeto.
Com data marcada para 5 de maio, o evento oficial do projeto será realizado as 16:00, no teatro da Biblioteca Monteira Lobato, Praça Rotary – SP. Com entrada franca.
O autor ainda ressalta que está fazendo muito pouco, mas que espera que o projeto sirva de exemplo para que essa ação se propague país afora.
E eu também espero. Não só no sentido do livro áudio – como é o projeto – mas num sentido mais amplo. Porque são nossas pequenas atitudes que levam a grandes passos no desenvolvimento do nosso país.
Gustavo ainda declara: “Somos um país carente de acessibilidade, mas também somos um país onde a grande massa é carente de interesse. Somos perfeitamente capazes de criar essa ‘acessibilidade’".
A princípio, a ideia é criar 1000 áudios livros que serão doados para crianças e jovens cegos.
O projeto ganhou uma página na internet, e se você quiser ajudar ou até mesmo conhecer mais a fundo, é só acessar a página http://catarse.me/pt/escuteumlivro
Parabéns, gostei muito do seu blog.
ResponderExcluir:)
www.cafecomlucao.com
Demaaaaaais ! Nada como ter alguém que tome o primeiro passo para mudar um pouco da realidade do nosso país ! Projeto lindo e que trará sorrisos a muitas e muitas crianças !
ResponderExcluirPessoal! e todo mundo pode ajudar: catarse.me/escuteumlivro
ResponderExcluirRonaldo sem duvidas o projeto é ÓTIMO e irá ajudar sim muitas crianças e jovens especiais. Posso até experimentar (quem sabe?!), maso gostinho de pegar um livro, degustar linhas por linhas e saborear cada paalvra...Ahh isso ninguém me tirá o.O
ResponderExcluirAbraços Ká
http://www.blogdaka.com.br/