Agatha Christie
Oi Pessoas...Então, vamos lá para a nossa primeira “Biografia do mês” ?!
Resolvi começar pela aclamada autora Agatha Christie, conhecida mundialmente por ter escrito genialmente os melhores romances policiais do mundo. Vamos embarcar na viagem pela vida dessa autora maravilhosa?
Agatha Mary Clarissa Mallowan mundialmente conhecida como Agatha Christie, foi uma romancista policial britânica, autora de mais de oitenta livros. Seus livros são dos mais traduzidos de todo o planeta, superados apenas pela Bíblia e pelas obras de Shakespeare, com mais de 4 bilhões de cópias vendidas em diversas línguas
Conhecida como "Duquesa da Morte", "Rainha do Crime", dentre outros títulos, criou os famosos personagens Hercule Poirot, Miss Marple, Tommy e Tuppence Beresford e Parker Pyne, entre outros. Agatha Christie escreveu também sobre o pseudônimo de Mary Westmacott.Agatha Mary Clarissa Miller nasceu em 15 de Setembro de 1890, na costa de Devon, na cidade de Torquay, sendo a terceira filha de um rico americano. Os seus livros venderam centenas de milhões de cópias em inglês, além de mais algumas centenas de milhões em línguas estrangeiras, totalizando mais de 4 bilhões. Ela é a autora mais publicada de todos os tempos em qualquer idioma, somente ultrapassada pela Bíblia e por Shakespeare. Ela é a autora de oitenta romances policiais e coleções de pequenas histórias, 19 peças e seis romances escritos sob o nome de Mary Westmacott. Agatha Christie foi pioneira ao fazer com que os desfechos de seus livros fossem extremamente impressionantes e inesperados, sendo praticamente impossível ao leitor descobrir quem é o assassino.
Agatha está no Guinness Book of World Records, como a autora mais vendida no mundo, seus livros já venderam mais de 2 bilhões de cópias em 44 idiomas, os royalties gerados pelas obras são de US$4 milhões por ano, Agatha é também uma das autoras mais prolíficas do mundo. A autora também ocupa um lugar no Guinnes pela peça teatral de maior duração do mundo, The Mousetrap estreou em 25 de Novembro de 1952 no Ambassadors Theatre em Londres, em 25 de Março de 1974 foi para o St. Martin's Theatre, e continua lá até hoje.
Em 1971, Agatha tornou-se dama do império britânico. O último livro protagonizado por Hercule Poirot, Curtain (escrito nos anos 40), foi publicado em Dezembro de 1975, porque Agatha já não se sentia disposta a escrever. A autora veio a falecer 2 meses depois, em 12 de Janeiro de 1976, por conta de uma pneumonia. Encontra-se sepultada em St Mary Churchyard, Cholsey, Oxfordshire na Inglaterra. Já o último livro de Miss Marple, Sleeping Murder (também escrito nos anos 40) foi publicado em Outubro de 1976.
Bom gente, aí está uma pequena parte da história dessa autora, que revolucionou e inovou o jeito de escrever romances policiais.
O primeiro livro da Agatha que eu li foi se não o mais, um dos mais famosos e clássicos da autora “O Caso dos Dez Negrinhos” e a partir daí me apaixonei perdidamente pela autora. Primeiro que eu sou fã de histórias policiais, segundo, escrito com tanta perfeição e dedicação só poderia dar nisso né?
Ela é uma das minhas autoras favoritas e meu sonho de consumo é ter a obra completa da Agatha
Eu super recomendo os livros da autora, mas se você não gosta de histórias de suspense, assassinato e gênero, fique bem longe, mas pra que curte e nunca leu, leia, você não será mais o mesmo depois dos livros da Agatha Christie.
Eu amo a Agatha. Ela é o tipo de autora memorável que merece ser aclamada por sua genialidade, mesmo não estando mais entre nós. Um dia lerei todos os livros dela. ;)
ResponderExcluirUm abraço!
http://universoliterario.blogspot.com.br/