Título: Lendas Sagradas
Autor: Gilson Pinheiro
Editora: Novo Século
Nº de páginas: 447
Sinopse: No final do século XX, uma tragédia acometeu a família do médico Luigi da Ndrangheta, a temível Máfia Calabresa. Revoltado, o neurologista italiano disponibilizou os seus conhecimentos para projetar um Inibidor de Impulsos Cerebrais, afim de desvendar os mistérios do crime que abalou a sua vida, bem como para ser utilizado pelo Poder Judiciário em investigações preliminares. Mas a sua invenção acaba revelando muito mais do que crimes e assassinatos cometidos: desmistifica teorias milenares da Bíblia e até mesmo a mais famosa aparição mariana. Gualtiero, um mega empresário das comunicações propõe a Luigi publicar todas as descobertas num livro, que seria intitulado Lendas Sagradas. A Santa Sé toma conhecimento do projeto e envia o Cardeal Hendrik, para tentar impedir a publicação da obra. No entanto, o que ninguém esperava é que o encontro do clérigo com o neurologista mudaria alguns dogmas incontestáveis da Religião Católica., e todas as evidências apontavam como responsáveis os membros.
Nota Pessoal:
Luigi é médico e mora com sua mulher e filha em Perugia, na Itália.
Depois de um terremoto que abalou as estruturas da sua casa, Luigi encontra-se com um velho amigo que lhe passa o endereço de um ex-presidiário para que o mesmo reconstruísse sua casa, preservando a antiga arquitetura.
Após sua esposa ficar sabendo que Bartolo era uma criminoso ela inventa uma história de que no cofre da casa estaria guardada uma grande quantidade de dinheiro, para assim testar a confiança de Bartolo.
Fato é que não satisfeita, a esposa de Luigi obriga-o a expulsar Bartolo da sua residência, mesmo não concordando com a atitude da mulher.
Num belo dia, ladrões invadem a casa de Luigi, indo diretamente no cofre e não encontrando absolutamente nada de valor, resolvem sequestrar a pequena Lorena, filha do casal.
Mesmo depois de pagar o resgate Lorena foi encontrada morta, e tudo leva a crer que Bartolo tem envolvimento no crime, mesmo ele confirmando que nada tinha com o acontecido.
Bartolo foi levado a julgamento e absolvido; O que despertou a ira da família e a sua destruição.
Luigi acabara de perder mulher (após a separação) e filha.
Tempos depois, Luigi como médico, trabalha com afinco na construção de uma máquina que coagisse a mente humana a converter mentiras em verdade (e isso é genial, rsrs) .
Após um longo processo de testes o “Cilindro da Verdade” (como a máquina ficou conhecida) é aceita para apurar acusados em audiências.
O que Luigi não esperava era que em um julgamento, tendo testemunha um portador de síndrome de down revelasse que na verdade o nascimento de Jesus não foi em Dezembro.
Começa aí uma busca insaciável de verdades escondidas pela igreja, para fortalecer a fé cristã.
O efeito só é causado em portadores da doença, que quando submetidos ao “Cilindro da Verdade” fazem revelações sobre as histórias bíblicas.
O que causa grande frisson e alarde no Vaticano que envia um Cardeal, para tentar impedir tal atrocidade.
Realmente “Lendas Sagradas” conseguiu me prender do início ao fim. É uma estória cativante e muito, muito polêmica.
Acho que o autor tem uma narrativa ótima, e a estória apesar de ser longa desenvolve-se facilmente; E que apesar de parecer complexa, não nos deixa confuso.
Posso falar que é um dos melhores livros brasileiros que eu já li.
Não que eu acredite em nada das “Lendas Sagradas” mas acho que o fato do autor ter baseado sua estória em assuntos polêmicos, com diálogos inteligentes e bem estruturados, torna a leitura realmente fascinantes
O livro é recheado de acontecimentos inesperados e acho que o que mais me surpreendeu foi o rumo que a estória tomou.
É um livro que realmente tem ‘ínicio’ ‘meio’ e ‘fim’. Todas as perguntas são respondidas, não deixando margem para o leitor imaginar possíveis acontecimentos. O livro é isso. Tem um fim digno; e a evolução (principalmente espiritual) do protagonista Luigi (que não acreditava em milagres e acaba por ser surpreendido).
Super recomendado.
BOA LEITURA!!!
É muito bom quando lemos algo que nos surpreende, ainda mais quando o enredo é perspicaz e singular. Assuntos polêmicos também é uma cartada de mestre, pois sabe muito bem como instigar qualquer leitor. Adorei a resenha... ela me fez depositar muitas expectativas sob a obra. Parabéns!
ResponderExcluirUm abraço!
http://universoliterario.blogspot.com.br
É impressão minha ou esse livro lembra um pouco os livros do Dan Brown?
ResponderExcluirAcho que tive essa impressão porque também trata de um assunto bem polêmico envolvendo a igreja e o principal não acredita.
O livro é bem interessante.
Eu gostei muito da história e da tua resenha, Ronaldo! *-*
Para um livro muito interessante. Gostei da capa e da diagramação e da história também.
ResponderExcluirBeijo
O livro deve ser realmente muito interessante, fiquei na curiosidade de ler...
ResponderExcluirObg pela visita ao blog FELICIDADE NOS LIVROS
Beijos
Obrigada pela excelente resenha! Esse é um livro que quero ler, mas sei lá, ainda não tinha sentido aqueeeela vontade. Tb não acredito em Lendas Urbanas, mas um livro bem escrito, com todos os conflitos resolvidos e que te prende do início ao fim, merece uma oportunidade. Mais um pra minha listinha!
ResponderExcluirUm beijo,
Nica
http://nicasdrafts.blogspot.com.br