domingo, 31 de março de 2013

[Resenha] Belle - Lesley Pearse


Título: Belle

Título Original: Belle

Autora: Lesley Pearse

Editora: Novo Conceito

Nº de páginas: 560

Sinopse: Londres, 1910. Belle, de 15 anos, viveu em um bordel em Seven Dials por toda sua vida, sem saber o que acontecia nos quartos do andar de cima. Mas sua inocência é estilhaçada quando vê o assassinato de uma das garotas e, depois, pega das ruas pelo assassino para ser vendida em Paris. Sem poder ser dona de seu próprio destino, Belle é forçada a cruzar o mundo até a sensual Nova Orleans onde ela atinge a maioridade e aprende a aproveitar a vida como cortesã. A saudade de casa — e o conhecimento de que seu status como garota de ouro não durará muito — a leva a sair de sua gaiola de ouro. Mas Belle percebe que escapar é mais difícil do que imaginou, pois sua vida inclui homens desesperados que imploram por sua atenção. Espirituosa e cheia de desenvoltura, ela tem uma longa e perigosa jornada pela frente. A coragem será suficiente para sustentá-la? Ela poderá voltar para sua família e amigos e encontrar uma chance para a felicidade? Autora # 1 bet-seller, Lesley Pearse criou em Belle a heroína de nossos tempos: uma mulher forte que luta por seus direitos em um mundo perigoso.

Nota Pessoal:

Mais que um simples livro, Belle é uma verdadeira obra prima. Emocionante, perfeitamente escrito e com uma carga emocional impressionante, a autora soube guiar o leitor majestosamente pela história da nossa protagonista e heroína Belle.

Acho, sinceramente, que nunca conseguirei expressar realmente toda a emoção que senti ao ler o livro.

Belle é uma linda e inocente adolescente, que vive em uma casa ‘aparentemente’ normal, com uma vida comum e pacata.  O que ela não sabia, era que sua mãe – uma mulher fria e enigmática – administrava um bordel, e que sua casa era esse bordel.

A mãe da garota sempre a manteve longe de tudo. Ela era obrigada a trancar-se cedo em seu quarto – que ficava em um sótão – e nunca, em hipótese alguma, no meio da noite, ela deveria sair para espirar o que acontecia fora do seu pequeno recinto.

Inocente, Belle em um dos seus passeis matinais, acaba por conhecer Jimmy, um garoto que vai morar próximo a sua casa. Nasce então uma amizade pura, singela e verdadeira que acaba por aproxima-los.

Foi num belo dia que Belle consegue autorização de sua mãe para limpar o andar de cima da casa. Terminada a limpeza, e cansada, Belle acaba por adormecer em uma das camas; Até ouvir um barulho. E descobrir da pior forma possível tudo o que acontecia ali.

Uma casa de prostituição. Mulheres que vendiam seu corpo, e homens rudes e violentos. Belle, agora, vê a verdade por trás da sua verdadeira casa.
Imagine uma menina inocente – sem nem ao menos saber o significado da palavra prostituta – presenciar uma cena de sexo violento?! E mais, ao final ver o assassinato da prostituta?!

Sua vida estaria prestes a mudar a partir do momento em que o assassino, após manter relações sexuais com a prostituta, matá-la, e descobrir que Belle estava debaixo da cama, vendo e ouvindo tudo.
A única saída foi sequestrar a inocente garota. Pior, vendê-la e obriga-la a entrar em um mercado desconhecido e a princípio repugnante para ela: a prostituição.

Belle é um livro que denuncia e faz críticas a esse mercado pouco comum e quase inexistente para a maioria das pessoas. Sim, não é só o assunto prostituição que é abordado a fundo, mas esse mercado sujo e enojado que é o tráfico internacional de pessoas.

Não é uma leitura leve, tem cenas fortes que te deixam indignado e te fazem pensar a que ponto o ser humano é capaz para tentar esconder algo de errado que fez, ou pelo simples prazer de estar nadando em grana, mesmo que para isso seja preciso destruiu a vida de pessoas inocentes.

O livro é permeado por uma atmosfera de tensão do começo ao fim e acho realmente impossível não entregar-se completamente a história, não sofrer junto com Belle, não querer abraça-la e dizer que tudo ficará bem, quando na verdade nem você acredita nisso.

Mas o que mais gostei no contexto total da obra, foi a simplicidade e a singularidade que a autora soube compor a personagem. Belle é uma verdadeira heroína, que encara seus medos de frente, não fica lamentando-se do porquê sua vida é injusta ou o porquê de seu destino não ser diferente. Claro que diante de toda a situação, ela é levada a refletir sobre seus valores. Mas e quando você tem que ir de frente contra todas as suas convicções, em um mundo totalmente novo, e diante de uma sociedade preconceituosa?! Ela continua sonhando em voltar, construir sua loja de chapéus, casar e ser feliz. Porém, antes disso ela teria de enfrentar aquela vida que lhe foi imposta. E se era pra ser daquele jeito, que fosse. Mas ela não perderia seus sonhos. Isso serviria para fortalecê-los.  

O livro apresenta duas linhas paralelas de uma mesma história e com um mesmo propósito. Enquanto nos é narrado a história de Belle, viajando pelo mundo, sendo jogada de país em país, também conhecemos o outro lado. O lado onde todos os seus conhecidos estão desesperados em uma busca frenética em Londres para acha-la; O lado onde o seu amigo Jimmy era o mais ávido e decido a encontra-la, nem que para isso sua vida estivesse em jogo. Ele percebeu-se apaixonado.

Acho que a frase que vem acompanhada ao título do livro: ‘É preciso coragem para perder a inocência’, resume muito bem tudo o que é proposto. Belle teria coragem para perder a inocência?!

A narrativa é ótima, sem pressa, e como disse, o livro é majestosamente e detalhadamente escrito, sem ser monótono. É banhado por uma incerteza que deixa o leitor ávido para descobrir o que vai acontecer na página seguinte.

Fiquei simplesmente apaixonado. Se eu pudesse, obrigaria todos e cada um de vocês a lerem ‘Belle’.

BOA LEITURA!!!




Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. Oi Ronaldo! Belle estava na minha listinha de leitura deste ano, mas fui deixando pra depois, e depois e esqueci, rs. Depois de ler a resenha com certeza vou ler!

    Achei bizarro ela não ter descoberto o bordel da mãe depois de tanto tempo vivendo embaixo dele, mas enfim...

    Ótimo blog! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Eu já sabia que era um livro forte e vendo a resenha dá pra ver que é muito forte mesmo!
    Vou ler em breve, Belle é leitura obrigatória esse semestre!

    Faby - Adoro Romances de Aracaju

    ResponderExcluir
  3. Amei seu blog e resenha ,terminei agora Belle e preparei a resenha,logo mais postarei em meu blog passe lá tem muitas promoções se quiser parceria só falar oks,estou a 3 anos quase com o #LA.

    Beijos Apaixonados

    http://www.leiturasapaixonantes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Simplismente perfeito!! Super recomendo. Não paro antes de terminar, me apaixonei pela história, pelas críticas. É um livro que faz pensar e muuito emocionante.

    ResponderExcluir
  5. Ele é simplesmente perfeito ,
    quando vc vê o livro pela primeira vez , a capa já te cativa (:
    mas a maioria das pessoas não lê ele porque ele é grosso ,
    mas não tem nada disso rsrs'
    quando começa a ler ele , ele não te solta
    você se vê presa no livro ,
    até você acabar de ler ele .
    eu li ele em 2 dias ;p
    http://rafytavieira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Ronaldo,concordo plenamente com você...o livro é simplesmente perfeito a lesley simplesmente se colocou no lugar da belle rs.
    O livro é maravilhoso,cada detalhe tão bem explicado cada acontecimento,da pra sentir a emoção de passar por tudo aquilo...simplesmente apaixonada por esse livro,já reli várias vezes,super recomendo viu 👏👏♥ ❤😘

    ResponderExcluir
  7. Adorei o livro como muitos outros leitores mas foi um dos livros que mas me tirou atenção queria ler mais se estivesse uma coleção também queria que ficasse o Etienne mas enfim foi uma paixão juvenil .

    ResponderExcluir