domingo, 5 de fevereiro de 2012

" O Diário de Suzana para Nicolas" - James Patterson


Depois de quase um ano juntos, o poeta Matt Harrison acaba de romper com Katie . A jovem editora, que não tinha qualquer dúvida quanto ao amor que os unia, não consegue entender como um relacionamento tão perfeito pôde acabar tão de repente. Mas tudo está prestes a ser explicado. No dia seguinte ao rompimento, Katie encontra um pacote deixado por Matt na porta de sua casa. Dentro dele, um pequeno volume encadernado traz na capa cinco palavras, escritas com uma caligrafia que ela não reconhece: “Diário de Suzana para Nicolas”.

Ao folhear aquelas páginas, Katie logo descobre que Suzana é uma jovem médica que, depois de sofrer um infarto, decidiu deixar para trás a correria de Boston e se mudar para um chalé na pacata ilha de Martha’s Vineyard. Foi lá que conheceu Matt. Por que Matt teria lhe deixado aquele diário? Agora, confusa e sofrendo pelo fim do relacionamento, é nas palavras de outra mulher que Katie buscará as respostas para sua vida. O diário de Suzana para Nicolas é uma história de amor que se constrói ao virar de cada página. Cada revelação é mais uma nuance sobre seus personagens. Cada descoberta é um fio a mais a ligar vidas que o destino entrelaçou.

Nota Pessoal :
“O Diário de Suzana para Nicolas”  conta a história de uma mulher em busca de um grande amor, o amor por um homem e o desejo de ter um filho.
“Quando o amor é  verdadeiro,  quando é certo, pode nos dar o tipo de alegria que não se consegue de nenhuma outra forma. Eu me apaixonei.” Pg. 85
  Katie vê sua vida virar de pernas pro ar quando Matt, um poeta romântico, que ela acreditava ser o seu grande amor, ir embora sem nenhum motivo aparente.
  Apesar de ser forte, Katie se vê arrasada, ainda mais porque ela achava que tinha controle de toda a situação com relação tanto a sua vida profissional quanto pessoal.
  A verdade é que eu não esperava que esse livro foi tão emocionante e liiindo. Eu esperava um James Patterson “tradicional”, aquela coisa de suspense, assassinato, policia.
  Depois de sair de casa transtornada, para tentar aliviar e esquecer toda aquela situação, ao regressar Katie encontra na porta da sua casa um embrulho, contendo um caderno com as seguintes palavras “ O Diário de Suzana para Nicolas”. O embrulho tinha sido deixado pelo próprio Matt.
  Matt, não gostava muito de falar do seu passado com Katie e isso a deixava muito intrigada.
  Ao começar a leitura, Katie se vê mergulhada na história de Suzana, médica e mulher de Matt; e de Nicolas, o filho fruto do amor de Matt e Suzana.
  Já li muiitos livros e confesso que poucos mexeram emocionalmente comigo. “O Diário de Suzana para Nicolas” foi um desses. É linda a história de amor vivida entre Matt e Suzana e a forma como é contada. Agora o mais legal de tudo é que Suzana escrevia esse Diário para Nicolas contando a história dela, de Matt e dele. Eu achei linda a forma como Suzana fala do filho. Eu até disse pra minha mãe “Mãe, bem que você podia fazer um desses pra mim” (kkk’ sério).
  O livro apesar de ser pequeno nos envolve totalmente com a história e beira a perfeição. Não to puxando o saco nem nada, o liivro é realmente ótimo.
  É uma história simples e profunda. Mostra como a vida pode ser cruel às vezes, e principalmente nos pregar peças, quando achamos que temos o controle de tudo. A história não é previsível e me fez passar por um misto de emoções.  Eu fiquei emocionado, alegre e triste, principalmente no fim da história. O interessante é que eu tava muiiito feliz e de repente a história deu uma reviravolta e eu chorei, depois fiquei feliz de novo, enfim. O final não poderia ser mais perfeito.
  Depois desse livro eu realmente comecei a ver a vida de um ângulo diferente, principalmente a aproveitar cada segundo como se fosse o último.
Nicolas, Suzana e Matt: Para sempre um. (é um tipo de mantra usada por Suzana no livro).

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Olá, Ronaldo!

    O fato de o livro ser pequeno e tão surpreendente é um algo meramente positivo. Mostra que o autor foi objetivo e que transpareceu de forma clara a intensidade da sua criação. Em outras palavras, quero dizer que não foi preciso criar diferentes caminhos em uma obra enorme e enfadonha... ele soube se destacar, e não é a toa que tem sido tão aclamado nos últimos tempos.

    Gostei bastante da sua resenha, e confesso ter entendido só agora o direcionamento do enredo, o que me deixou demasiadamente instigada e completamente incitada pela leitura.

    Adorei... parabéns!

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Então meu querido, estou amando o livro até onde li. comecei ontem e agradeço muito esse presente, agora sou eu que tenho que dar um livro prometido à você, eu não esqueci tá, no nosso próximo encontro estarei com ele e com uma dedicatória, assim como vc fez comigo. bjs
    Ca
    http://mromances.blogspot.com

    ResponderExcluir