sábado, 20 de abril de 2013

[Resenha] Um Porto Seguro - Nicholas Sparks


Título: Um Porto Seguro
Título original: Safe haven.
Autor: Nicholas Sparks
N° de páginas: 414
Editora: Novo Conceito
Sinopse: Quando uma mulher misteriosa chamada Katie aparece repentinamente na pequena cidade de Southport, na Carolina do Norte, questionamentos são levantados sobre seu passado. Linda, mas discreta, Katie parece evitar laços pessoais formais até uma série de eventos levá-la a duas amizades relutantes: uma com Alex, o viúvo, com um coração maravilhoso e dois filhos pequenos, a outra com sua vizinha muito franca, Jo. Apesar de ser reservada, Katie começa a baixar a guarda lentamente, criando raízes nessa comunidade solícita e tornando-se próxima demais de Alex e de sua família. No entanto, quando Katie começa a se apaixonar, ela se depara com o segredo obscuro que ainda a assombra e a amedronta: o passado que a deixou apavorada e a fez cruzar o país para chegar no paraíso de Southport. Com o apoio simpático e insistente de Jo, Katie percebe que deve escolher entre uma vida de segurança temporária e outra com recompensas mais arriscadas... e que, no momento mais sombrio, o amor é seu único refúgio.



Nota Pessoal:
Mais um livro encantador, de um autor encantador; Nicholas Sparks em ‘Um Porto Seguro’, mescla mistério, suspense e uma linda história de amor, envolvendo o leitor com uma narrativa fluída e de rápida leitura.
Katie é uma mulher misteriosa. Vive quase que isolada em uma área de uma cidade pequena, é garçonete e faz o possível para não se envolver com ninguém, não fincar raízes em um determinado lugar. Até Jo, uma jovem também misteriosa, decidir alugar a casa vizinha a dela.
Ambas com seus mistérios e segredos, começam a criar uma amizade pura e verdadeira, e aos poucos Katie ver-se saindo do casulo que criou para si mesma, libertando e dando brecha à sentimentos que ela prometeu jamais compartilhar com alguém.
Alex é viúvo, dono de uma pequena loja da cidade, com dois filhos, e aprendendo a conviver com sua perda. Esforçando-se para tentar ser o melhor pai do mundo – em uma tentativa de compensar a falta da mãe para as crianças.
E o destino, sempre disposto a mudar a vida das pessoas, acaba por arrumar um ‘encontro casual’ entre Katie e Alex.  Só que existem dois extremos na vida dos dois. Enquanto ela não quer envolver-se com alguém, confiar em ninguém e muitos menos compartilhar uma relação amorosa com um homem, ele é um aprendiz de pai, que tenta ao máximo ser uma boa pessoa, e que apesar de todas as provações, talvez estivesse disposto a recomeçar a vida – por mais difícil que isso possa parecer.
O grande problema são os traumas de Katie. Ela ao mesmo tempo que é linda, traz consigo um passado traumático, e definitivamente não está disposta a revelar-se e correr o risco de viver aquilo de novo.
Mas ele é paciente e sabe esperar o momento certo – e sabe também que na hora certa, e se for pra ser, ela deixará de lado suas limitações e medos – para entregar-se ao amor. Antes, ele consegue penetrar na vida dela e plantar uma semente de confiança e amor que ela não imaginava ser possível.
Pra mim, ler Nicholas Sparks é sempre uma experiência nova; a cada livro, e mesmo que todas as histórias pareçam clichês, o autor sempre inclui em seus livros personagens e cenas marcantes, diálogos incríveis e cenários maravilhosos que me fazem ficar apaixonado por todas e cada uma de suas histórias.

“Todo mundo tem um passado, mas ele se limita a ser apenas o passado. Você pode aprender com ele, mas não pode mudá-lo. A pessoa que eu conheço é aquela que eu quero conhecer ainda melhor...” Pág: 160

‘Um Porto Seguro’ está longe de ser somente mais uma história de amor. O livro traz um tema mais complexo: a violência doméstica. E como isso pode parecer simples de ser resolvido, quando na verdade é muito mais complicado do que muitos pensam. Katie mais especificamente, é um retrato da maioria que sofre essa violência. A atmosfera de tensão que permeia o livro nos faz perceber o quanto a personagem tinha medo de ser descoberta e voltar a sofrer tudo novamente, mais – e principalmente – pelo fato do seu próprio marido ser um policial.
Falando de outros personagens, sempre fico admirado com a capacidade do Sparks de me fazer amar seus personagens aparentemente secundários, quando na verdade eles compõem papel importante no livro. Posso citar os filhos do Alex: Kristen e Josh. Eles cativam o leitor logo de cara – principalmente a Kristen – com suas personalidades fortes e ao mesmo tempo inocentes. E claro, a Jo – que na verdade esconde um segredo incrivelmente maior do que nós leitores percebemos no início.
E Katie e Alex formam um dos casais mais fascinantes que Nicholas Sparks já conseguiu escrever – tá, eu amo todos os casais que ele escreve. A Katie mesmo com todos os seus medos, é uma mulher forte, inteligente e extremamente amorosa. O fato de ela tentar ser uma mãe que Kristen e Josh não tiveram e saber até onde pode ir, entendendo e fazendo as crianças entenderam que a mãe deles era uma pessoa incrível, me fez ficar fascinado pela personagem.
Enquanto ele é o homem perfeito – e quando digo perfeito, não quero dizer que ele não tenha defeitos, mas talvez seja seus defeitos e o modo como ele lida com os mesmos que o torne assim – que sabe respeitar o espaço das pessoas, cuida dos filhos com tanto amor quanto possível, e principalmente: mesmo amando e querendo Katie de uma forma quase insuportável, ele a respeita e sabe dar um passo de cada vez no relacionamento.

“Tudo o que Alex sabia com certeza era que, aqui e agora, ele estava se apaixonando perdidamente por aquela mulher e que esperava que ela sentisse o mesmo em relação a ele...” Pág: 155

Sparks conseguiu mais uma vez me deixar apaixonado por mais uma de suas histórias. É uma trama bem construída, estruturada e com passagens únicas e emocionantes.
Se você já é fã do autor, com certeza seu amor só aumentará, e se ainda não é e/ou não leu algum livro dele, ‘Um Porto Seguro’ seria um ótimo livro para começar.
BOA LEITURA!!!




Comente com o Facebook:

20 comentários:

  1. Oi Ronaldo! Como sempre ótimas resenhas, parabéns!

    Já tentei ler um livro do Sparks (O Melhor de Mim) mas não terminei, mesmo que a história tenha me chamado atenção... Vou tentar ler esse...

    Pude perceber que tudo que Katie a Alex precisavam era de um alguém que os apoiasse e os amasse.

    Um Porto Seguro acaba de se tornar leitura obrigatória!

    Blog Livreando blog-livreando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ótima resenha! Também amei esse livro (e a maioria dos livros do Nicholas), os personagens são maravilhosos.

    Beijos
    www.marianaesuaestante.com

    ResponderExcluir
  3. Olá! Amei a resenha, eu comprei Um Porto Seguro ontem e já estou lendo, é o primeiro livro do Nicholas que eu leio(e espero não me decepcionar rs)
    A narrativa dele é ótima e o assunto abordado no livro é bastante forte e tenho certeza que é do tipo que nos faz pensar muito depois de lê-lo.
    Bom...Se eu gostar desse livro, posso pensar em dar uma chance para os outros também.

    Beijos.

    http://lilasperol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brena, me responda por favor se no livro a esposa do Alex eh mesmo um "espirito" que se torna amiga da Katie?

      Excluir
    2. A Katie é um espírito sim um (anjo)

      Excluir
  4. Oi, Rô!

    Sabe o que eu MAIS AMEI nesse livro do Nicholas? A interatividade e os dialogos entre os personagens! O Alex é encantador, mas todo o mistério que teve no livro dá um toque a mais, instiga o leitor. E quando eu soube quem era aquela amiga da Katie? Veeeeeeeeeei quase tive um treco HAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAAHAH Arrepiei de verdade. Esse entrou para os meus livros preferidos do Nicholas e fiquei feliz depois de tantos desapontamentos com os livros publicados pela Arqueiro ♥

    Um beijo bem grande e um xêro no cangote,
    Raphaela
    @EqualizeLeitura
    http://equalizedaleitura.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raphaela, a amiga da Katie eh mesmo um "espirito"?

      Excluir
  5. Ainda tô assustada com o final... rs

    Alex é um homem do sonho de toda mulher, capaz de tudo por amor *-* amei...

    ResponderExcluir
  6. Ainda tô assustada com o final... rs

    Alex é um homem do sonho de toda mulher, capaz de tudo por amor *-* amei...

    ResponderExcluir
  7. Que psicopata maluco da porra o tal do Kevin. Pqp, Tinha hora em que eu não aguentava mais o cara.

    ResponderExcluir
  8. Que psicopata maluco da porra o tal do Kevin. Pqp, Tinha hora em que eu não aguentava mais o cara.

    ResponderExcluir
  9. Eu falo espanhol mas estudo com forca a lingua portuguesa. Agora, depois de curtir o livro "Porto Seguro" posso dizer somente: uma maravilha!!!
    Adorei!!!

    ResponderExcluir
  10. Minha meta de 2014 é ler... e comecei com esse livro, estou amandooooo

    ResponderExcluir
  11. Minha meta de 2014 é ler... e comecei com esse livro, estou amandooooo

    ResponderExcluir
  12. Vi o filme e é perfeito! agora vou ler o livro, esse fiz o processo ao contrario ;) hahahahaha

    ResponderExcluir
  13. O primeiro livro que estou lendo do Sparks. Então acho que fiz a escolha certa hahahha
    Estou adorando. Muito boa a escrita dele.

    ResponderExcluir
  14. ah foi muito legal porque eu gostei muito valeu!

    ResponderExcluir
  15. ah foi muito legal porque eu gostei muito valeu!

    ResponderExcluir
  16. Olá, eu postei sua sinopse em meu recente Blog, de uma olhada!!
    Fiz a referencia ao seu site tambem!
    https://mundodegarotaweb.wordpress.com/2016/06/22/tudo-o-que-alex-sabia-com-certeza-era-que-aqui-e-agora-ele-estava-se-apaixonando-perdidamente-por-aquela-mulher-e-que-esperava-que-ela-sentisse-o-mesmo-em-relacao-a-ele-pag-155/

    ResponderExcluir
  17. Quer dizer que a esposa de Alex é um espírito que só queria ver seu marido feliz, e vendo isso em katie ajudou ela a quebrar esse medo que tinha em seu coração, só para os dois ficarem juntos? Caraca que lindo, gostei muito!!

    ResponderExcluir