quinta-feira, 18 de abril de 2013

[18 de abril] Dia Nacional do Livro Infantil

Internacionalmente, o Dia do Livro Infantil é comemorado no dia 2 de abril. Mas aqui no Brasil, o dia que marca essa comemoração é 18 de abril, aniversário de Monteiro Lobato, grande nome da nossa literatura.

Nascido no interior de São Paulo, Monteiro Lobato inovou a literatura brasileira ao criar os personagens do famoso ‘Sítio do Picapau Amarelo’, que foi levado à televisão nos anos 80, e mais recentemente nos anos de 2001 e 2002.
Além do sítio, Monteiro Lobato escreveu outras obras, incluindo: A Onda Verde, América, dentre outros.
Oficialmente, foi em 2002 que a data foi reconhecida por lei como ‘Dia Nacional do Livro Infantil’, como forma de homenagear um dos maiores escritores para jovens e crianças, do país.

Incentivar uma criança a ler deve ser tomado como princípio básico da educação. Tendo em vista que o Brasil ainda é um país muito carente de leitores, os pais podem e devem ser os primeiros incentivadores e exemplos para que a criança leia.
Seja através de livros, gibis, qualquer leitura, nunca deixe de incutir em uma criança o gosto pelas histórias. Dê a ela a oportunidade de viajar, sorrir, e se envolver com tudo aquilo que está escrito. Ensine-a a pensar e diga a ela o quanto isso é importante.
Não. Não estou dizendo para força-la – até porque nada que é forçado proporciona prazer – estou pedindo para despertar nela o interesse por aquilo que futuramente a ajudará de uma forma incomensurável.


Nunca ache que isso é algo de interesse restrito da escola. Os pais é que dão a boa educação, a escola a aperfeiçoa. Assim é a leitura. É algo tão pequeno, mas de uma grandeza tão infinita.
E acho que é exatamente aí o problema da maioria dos brasileiros. A falta de incentivo na infância, refletida na adolescência e na vida adulta. E isso é um problema grave, que implica em consequências negativas para a pessoa e para o país.
Precisamos ler para as crianças. Precisamos ajudá-las a compreender o universo que as rodeia, porque só assim teremos jovens e adultos que sabem discernir o certo do errado.


 

Muitos são os livros infantis brasileiros. Nossa literatura é riquíssima em autores que dedicaram seu tempo para escrever para crianças; Podemos citar o grande Maurício de Souza, que mudou a infância de muita gente com os incríveis personagens da ‘Turma da Mônica’.


Outro grande nome é Cecília Meireles, que enriquece ainda mais com: Ou isto ou aquilo, e outros.
Além de Ana Maria Machado e Ruth Rocha, com textos maravilhosos, muito dos quais são as leituras incluídas nos livros de ensino fundamental das crianças.
E o incrível Manuel Bandeira que encantou jovens, Brasil afora, com ‘Droga da obediência’ – romance ganhador de vários prêmios. Além de também escrever: Cavalgando o arco-íris, O dinossauro que fazia au-au.
Eu poderia escrever todos os nomes, mas seria quase que impossível. Não citei os autores acima por achá-los os melhores os mais importantes, mas porque foram autores que eu li quando criança; Autores que me fizeram ficar apaixonado pelas historinhas infantis e aparentemente bobas, mas sempre com uma lição de moral.
Portanto e reafirmando, leia para uma criança. Transforme sua infância em uma imensidão de possibilidades.
Porque eu ainda sonho em um Brasil que será reconhecido como: O País da Leitura.     



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário