segunda-feira, 10 de junho de 2013

[Resenha] Extraordinário - R. J. Palacio

Título: Extraordinário

Título original: Wonder

Autora: R. J. Palacio

Editora: Intrínseca

Nº de páginas: 318

Sinopse: August (Auggie) Pullman nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade...até agora.
Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.


Nota Pessoal:

“Sabe o que eu acho? A única razão de eu não ser comum é que ninguém além de mim me enxerga dessa forma.” Pág: 11

Um livro profundamente tocante e extraordinariamente lindo, ‘Extraordinário’ traz uma história melancolicamente perfeita. É muito difícil externar tudo o que eu senti quando terminei a leitura. Foi como se uma onda de felicidade me invadisse, sabe?! Acho que esse é um daqueles livros que cumpre bem o que propõe e vai além: ele surpreende o leitor...ele consegue estar acima de todos os comentários positivos que usam para defini-lo.

Como não querer abraçar o Auggie?! Como não querer dizer que tudo ficará bem, independente do que as pessoas pensam?! Ele é daqueles personagens impactantes, que nos fazem ficar...sem palavras. Um garoto extraordinário, cercado por pessoas extraordinárias, como uma vida....extraordinária. Até o momento que sua mãe começa a cogitar a possibilidade de ele começar a frequentar uma escola comum.

August – ou simplesmente Auggie – nunca frequentou uma escola. Dentro do casulo criado por seus pais e sua irmã, o garoto aprendia em casa e tinha receio de ser uma pessoa comum, pelo simples fato das pessoas não o verem de  forma comum. O motivo para tal é uma síndrome genética que deixou o garoto com uma deformidade facial.

Com um novo desafio pela frente – enfrentar todas as pessoas de sua nova escola – o garoto teme a reação de todos. Mesmo tendo apenas dez anos, ele já viveu o bastante para sentir na própria pele o que é ser diferente quando ser comum é tudo o que você mais quer.

E nada realmente parece ser diferente no ambiente escolar. Parece que todos o temem pelo simples fato dele fugir dos padrões de ‘normalidade de um rosto’.
Então chega a Summer. Uma das poucas e únicas pessoas que parece fechar os olhos para aparência do menino e enxergar o enorme coração que esconde-se atrás daquele rosto. Ousada, a garota vai contra todos e resolver ser amiga do August.

Muitos são os problemas que surgem: a questão da não interação e não aceitação das crianças do Auggie, o amor infinito que sua família e amigos – e a Summer – depositavam nele, e o fato do garoto querer e tentar imensamente ser somente ele: August Pullman, um garoto que mesmo tendo de enfrentar inúmeras barreiras, só queria ser notado como mais um, e não o um.

“ – Não sei, querido. – Ela parecia cansada. – Simplesmente sentem. Não precisamos dos olhos para amar, certo? Apenas sentimos dentro de nós [...]” Pág: 233

A carga emocional que o livro carrega conseguiu envolver-me e encantar-me profunda e intimamente. A simplicidade com o qual a autora desenvolveu toda a história, a forma como todos e cada um dos personagens foram desenvolvidos, e a estrutura do livro em si é notavelmente incrível.

A narrativa do livro é intercalada por vários personagens. Isso foi uma das coisas mais legais que a autora poderia proporcionar ao leitor: a história do August vista de diversos ângulos, por pessoas distintas.

Temos o próprio Auggie nos narrando como é ser diferente e como isso o afeta imensa e profundamente. A Via, sua irmã, nos mostra e nos ensina que por mais difícil que possa parecer, a compreensão e a paciência são os melhores caminhos a  seguir quando a vida nos dá um padrão diferente...e que se rebelar e querer ser notado é algo que todo mundo deseja. A Summer, uma garota muito especial que parece ter o raro dom de ouvir seu coração e compreender que muito mais importante que aparência é o caráter e a dignidade. E tantos outros que tornam a história especial.

Ver a diferença e o impacto que o Auggie causa em cada uma dessas pessoas, e principalmente, ver o quanto essas pessoas o amavam independente e acima de toda e qualquer coisa é o que torna a história singular, rara e transformadora.

Preciso dizer o quanto esse livro me fez refletir sobre o preconceito. Bem, não exatamente e especialmente o ‘preconceito’, mas a forma como muitos o definem. Pode ser relativo de cada leitor, mas acho que o mais notável na questão abordada no livro, é o quanto esse preconceito afeta diretamente a vida de Auggie, fazendo-o quase desistir de frequentar a escola. Sinceramente não acho que todo mundo – todas as crianças -  que olhavam ‘diferente’ para o garoto, o estivessem fazendo como forma de preconceito.

“ August é o Sol...O  único corpo celestial que não gira em volta do August, o Sol, é Daisy, nossa cadela, e isso porque, para seus olhinhos caninos , o rosto do August não é muito diferente do rosto de qualquer outro ser humano.” Pág: 89

Depois de ler e refletir sobre tudo, uma pergunta me inquietou bastante: Será que talvez eu ou você também não olhássemos o August de uma forma diferente? – ao menos a princípio. E não, talvez não seria de forma preconceituosa. Talvez fosse mais como ‘primeira impressão’ de algo que realmente parece diferente diante de tudo que estamos acostumados. E principalmente as crianças. Acho que algumas – ou a maioria – realmente queria se aproximar, conversar e serem amigas do Auggie, mas o medo e a incerteza que a situação os impunha, os obrigavam a não seguir em frente. Claro que tiveram personagens que realmente não foram nada legais com o nosso garoto extraordinário, mas tiveram muito mais corações bons nessa história.

Acho que ‘Extraordinário’ mais que um simples livro, é um convite para fecharmos os nossos olhos diante de algo que parece diferente, e abrirmos nosso coração e acolher as diferenças como algo simplesmente....especial.
Realmente, o livro é emocional e inocentemente EXTRAORDINÁRIO.

Boa Leitura!!!

Com uma rara capacidade de emocionar o leitor com uma história belamente original, a R. J. Palacio tornou-se uma das minhas escritoras favoritas. Sua capacidade e seu dom de ‘contadora de histórias’ é algo que é tão incrivelmente notável que ignorá-lo é quase...impossível. Não vejo a hora da autora escrever um novo livro.


Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. ESSE LIVRO É MUITO AMOR! *-----*
    Aquelas histórias que tocam o coração do leitor, que fazem ele perceber que as pequenas coisas que acontecem no dia-a-dia não são nada, porque sempre tem alguém que está pior do que você!
    Também nos faz aceitar as diferenças das pessoas, que não devemos julgar sem conhecer!

    DETALHE: Nem li ainda, rs.

    Ronaldo, como sempre me fazendo adicionar mais um livro a minha lista!
    Parabéns!


    blog-livreando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ronaldo!

    Por sua causa quero ler esse livro!
    Eu amo esse tipo de história que mexe com a gente, que nos toca no coração.
    Eu li em algum lugar que ele é tao bom quanto Cante para eu Dormir que eu ameiiiiiiii

    Vou adicionar a lista de aquisições.

    Faby - Blog Adoro Romances de Aracaju

    ResponderExcluir
  3. Rô,

    fiquei feliz pois você conseguiu sentir e passar as mesmas emoções que eu. É um livro singelo, delicado, sensível, cheio de lições para serem retiradas. Eu nem consigo falar muito a respeito, pois o livro fala sozinh por si. É o tipo de história que eu recomendo para qualquer pessoa, pois acho que todos temos que ler algo desse tipo na vida.

    Beijos,

    Raphaela
    @EqualizeLeitura
    http://www.equalizedaleitura.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá Ronaldo .. como vai ? Parabéns pelo espaço.

    Estou aqui até agora pensando o que falar sobre esse livro . Comecei a Lê-lo tem em média 1 semana ... e estou mais que encantada! A loucura da faculdade atrapalhou um pouco ... mas agora que estou livre ... estou naquela fase de economia de livro ... com pena de acaba-lo !! hahahhaa isso é péssimo!! - Simplesmente perfeito o livro ... leria milhões de vezes!!

    Abração , Luana
    http://etceteralu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha. Também me emocionei mt...
    leitoreseternos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir