quarta-feira, 19 de junho de 2013

[Resenha] O mundo é o que é - Gilmar Marcílio



Título: O mundo é o que é

Autor: Gilmar Marcílio

Editora: BelasLetras

Nº de páginas: 234

Sinopse: O mundo é o que é, sim, mas não é possível enxergá-lo apenas a partir do que ele nos apresenta. Para encontrá-lo, é preciso antes encontrar-se. Fugir das idéias fáceis, dos caminhos marcados, do véu das aparências. Olhar para dentro é muito mais difícil do que olhar para fora. É esse exercício que nos propõe o filósofo gaúcho Gilmar Marcílio, em crônicas que percorrem com sensibilidade e inteligência as artérias da alma humana, das relações afetivas e da sociedade moderna. Um convite para refletir e admirar a vida, sem fórmulas ou teorias, porque o mundo não é um paraíso metodológico. O mundo é cheio de contradições e incertezas. De casamentos e separações. De coisas palpáveis e de ilusões. E são essas experiências que vão construir a personalidade de cada um. Saber viver é encontrar-se consigo mesmo e deixar que a fluidez do tempo e do que nos cerca nos transforme em pessoas melhores. Como uma cobra que larga a pele, o ser humano também pode se renovar. Pode aprender a contemplar a própria existência, sem tanta angústia ou preocupação. Para Gilmar Marcílio, às vezes importar-se menos significa saber usufruir mais. O mundo é o que é, sim. Com suas celebrações e seus encontros, com seu silêncio e seu sofrimento. Mas é possível ser feliz - muito feliz - nele.



Nota Pessoal:


É gente eu sumi, mas agora eu voltei e para ficar!

Minha vida anda um pouco atordoada, pois estou quase me formando (semestre que vem) e agora eu tenho meu próprio blog, mas não é por causa disso que deixarei meu compromisso como colaboradora aqui do blog. Por isso fiquei muito feliz quando o Ronaldo me mandou e-mail falando sobre com qual coluna eu poderia colaborar e se eu realmente continuaria. Claro que não pensei nem duas vezes e mandei logo uma resposta positiva para ele.

E eis que ele me mandou esse primeiro livro para resenhar. É um livro composto por 66 crônicas. Devo confessar que não é meu gênero preferido, mas não tenho preconceitos e leio de tudo (mesmo que eu demore algumas semanas, mas leio. É muito difícil que eu abandone um livro).

Então, eu demorei quase três semanas para lê-lo, mas eis que terminei e aqui está a resenha. As crônicas tratam de vários assuntos, mas segundo o que percebi a maioria fala sobre relacionamentos, tanto amorosos como amizades, mães e afins.

É impossível falar de todas as crônicas, então eu escolhi algumas que eu achei mais interessante para falar um pouquinho pra vocês.

A primeira crônica que eu escolhi é exatamente a primeira do livro. O título é Beijar e eu gostei muito dela, pois o autor fala que gostaria de ensinar ao filho (se tivesse um) que uma das coisas mais bonitas da vida é beijar. Também fala como algumas pessoas repudiam quando veem alguém se beijando na rua (conheço pessoas que também tem esse problema e acho isso uma grande besteira). Tem uma parte que eu achei a mais interessante e concordo plenamente é que muitos adolescentes beijam dez b=na boca na mesma noite, mas é como se não beijassem nenhum. Porém morrem de vergonha quando os pais se aproximam com intenções amorosas.

"Viver é poder tocar o outro. Viver é beijar." pág. 13

Outra crônica foi a décima, A inteligência e o amor, ele trata do medo que temos da solidão, principalmente as mulheres. Na grande maioria das vezes as mulheres ficam com homens que são inferiores a elas (sem nem mesmo um resquício de charme) só porque estão em busca de um companheiro ideal, mesmo sabendo que ele não existe acabam dizendo sim para aqueles que apresentam supostas credenciais.

Acho que a crônica que não poderia faltar para encerrar essa resenha é a que dá nome ao livro, ela é a crônica de número 65 e conta qual a idade que é melhor, o autor diz que depende do momento em que você está vivendo. Em muitos casos achamos que é a que estamos em outras as que estão por vir. O autor faz um breve histórico de como é cada fase da vida do ser humano.

De uma maneira geral eu gostei do livro. Os assuntos das crônicas são bem interessantes, mas algumas são um pouco repetitivas e acho que o autor dá uma veia meio negativa para se casar e ter filhos.

A capa é bonita e tem a ver com alguns temas das crônicas e não há problemas de revisão. Recomendo a leitura para quem gosta de crônicas, se você não gosta será mais difícil de se envolver com a leitura.


Boa Leitura!!!


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário