sexta-feira, 2 de março de 2012

Noites de Tormenta - Nicholas Sparks


A vida de Adrienne Willis está um caos, o que faz com que busque refúgio em Rodanthe, uma pequena cidade litorânea na Carolina do Norte. Lá ela fica na pousada de uma amiga, onde espera refletir sobre seus problemas com a filha adolescente, que vive criticando-a, e com seu antigo marido, que pediu para retornar para casa. Logo chega ao local o dr. Paul Flanner que enfrenta uma crise de consciência. Com uma violenta tempestade se aproximando, eles se conhecem melhor e, buscando consolo um no outro, têm um fim de semana que muda para sempre suas vidas.

 
Nota Pessoal:

 “Noites de Tormenta” foi o livro do Nicholas Sparks que mais me impressionou. Talvez por ser pequeno, talvez por eu não esperar muito do livro (mentira, eu sempre espero muito dos livros do Sparks).
  Eu acho que o fato que mais me impressionou no livro, é que ele é muito maduro, comparado aos Nicholas Sparks que estamos acostumados a ler. Sim, “Diário de uma Paixão” também é uma paixão antiga, e eles estão lá velhinhos e juntos de novo, mas apesar disso, toda a história é narrada no passado, ou seja, toda a história de amor vivida entre os personagens é quando eles ainda são jovens. E (se não todos) a maioria dos romances do Nicholas Sparks trata-se mais de um romance adolescente; Tai a surpresa.
  Toda a história de amor vivida entre Adrienne e Paul acontece quando os dois estão com mais de 40 anos, com filhos e vindos de relacionamentos falidos. Isso por si só já me surpreendeu.
  Adrienne é uma mulher de 45 anos, saiu de um relacionamento desgastado, ao pegar seu marido traindo-a.
  Paul é um médico do interior que batalhou muito para chegar ao ápice do sucesso. Veio de um casamento que lhe rendeu um filho. Paul não tinha tempo para a família, dedicava-se integralmente ao trabalho, o que causou o fim do seu casamento e a revolta do seu filho, que tornou-se médico e saiu pelo mundo salvando vidas.
  As vidas de Adrienne e Paul se cruzam quando Adrienne é convocada por sua amiga a tomar conta se uma pousada em uma bela praia da Carolina do Norte, porque a mesma viajaria e a pousada teria um hóspede.
  E quem seria o hóspede? Sim, ele mesmo, Paul Flanner. Em uma cirurgia mal sucedida, uma paciente do Dr. Paul morreu, e a família da paciente revolta, abriu um processo contra Paul. Só que o que o surpreendeu foi que o marido da paciente, enviou um bilhete a Paul, sugerindo que ele fosse ter uma conversa. E coincidentemente ou não, o homem morava na cidade onde localizava-se a pousada, e Paul se hospedaria lá.
  Carentes, Adrienne e Paul sentem-se atraídos, quando se veêm sozinhos em uma bela praia, e tem que enfrentar juntos uma tempestade que está por vir.
  Como não poderia ser diferente, eles apaixonam-se (apesar da relutância em aceitar) e vivem uma linda história de amor ( um tipo romance Nicholas Sparks).
  É um livro super leve, fácil de ler, com capítulos curtos, que de repente você ler.
  Acho que a maior sacada do livro foi que isso aconteceu na adolescência dos filhos de Adrienne. Hoje adultos, eles tem que enfrentar um grande problema familiar, sua filha, acabou de perder o marido e entra em depressão.
  Adrienne nunca tinha contado essa “aventura” a ninguém, e se vê obrigada a tornar a sua história com Paul uma “lição de moral” pra mostrar a filha que coisas desse tipo podem acontecer com qualquer pessoa.
  A história de “Noites de Tormenta” é ao mesmo tempo leve e profunda. Nos faz refletir em como a vida dá volta. Mostra que mesmo depois de muitas decepções, você poder ser feliz de novo. Em como um simples final se semana pode transformar vidas.
Boa Leitura!!!

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Olá, Ronaldo!

    Gostei muito dos seus comentários. Noites de Tormenta parece mesmo conter uma história de amor diferente e bem reflexiva por parte dos leitores. É um direcionamento muito bom, que muito me instiga... conheço pessoas que talvez adorariam ler esta obra. :) O bacana também é que ele parece ofertar uma mensagem bem carregada para pessoas que passam por situações assim, e eu acho isso genial. :) O Nicholas arrasa.

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, então, como você sabe eu gosto bastante do Sparks, não sou exatamente hiper ultra mega fã dele (e mesmo assim ele está dentre os meus autores favoritos vá entender ¢¢), mas ele com certeza é um dos melhores escritores da atualidade, tanto que não há um só livro dele que eu tenha lido e não tenha gostado, Noites de Tormenta não me interessou muito por enquanto, mas ainda vou ler...

    Eu te indiquei em um meme, passa lá: http://entretendoelendo.blogspot.com.br/2012/03/meme-julgando-pela-capa-encontro-de-fas.html

    ResponderExcluir
  3. Eu cometi o erro de ver o filme e depois querer ler o livro.
    Foi uma choradeira só no filme e no livro tenho certeza que será bem mais!
    Amo Nicholas Sparks, pra mim o único escritor que realmente entende a alma humana e os livros dele mostram que nem sempre o amor dura para sempre, mas o que durar ser inesquecível e para sempre.

    ResponderExcluir