sexta-feira, 11 de maio de 2012

O céu está em todo lugar – Jandy Nelson


Sinopse: Este é um livro de estreia vibrante, profundamente romântico e imperdível. Lennie Walker, de dezessete anos de idade, gasta seu tempo de forma segura e feliz às sombras de sua irmã mais velha, Bailey. Mas quando Bailey morre abruptamente, Lennie é catapultada para o centro do palco de sua própria vida - e, apesar de sua inexistente história com os meninos, inesperadamente se encontra lutando para equilibrar dois. Toby era o namorado de Bailey, cujos sentimentos de tristeza Lennie também sente. Joe é o garoto novo da cidade, com um sorriso quase mágico. Um garoto a tira da tristeza, o outro se consola com ela. Mas os dois não podem colidir sem que o mundo de Lennie exploda...


Nota Pessoal:
Antes de começar a resenha tenho que ressaltar que mais uma vez a Novo Conceito arrasou com a diagramação do livro.
Agora vamos lá.
Confesso que eu me surpreendi bastante com o livro. Primeiro, eu esperava um ótimo livro. Nos primeiros capítulos tive vontade de largar o livro por achar que a história seria péssima (mais um clichê adolescente passado em uma escola). E depois ele tornou-se uma das melhores leituras do ano, digo isso com toda a certeza.
É impressionante o modo como Lennie amadureceu ao longo da história, e o modo como a autora escreveu cada personagem é fantástico.
Lennie depois de ser abandonada pela mãe quando criança e criada pela avó e pelo tio, acaba de perder sua irmã, a pessoa mais importante na sua vida, e como ela mesmo se indaga ao longo do livro, ao invés de estar de luto pela morte da irmã, ela ver-se em uma situação embaraçosa, ao sentir-se atraída pelo namorado da irmã (e ele também).
O que Lennie não esperava ao regressar ao colégio, era conhecer o cara mais perfeito do mundo (pelo menos pra ela).
Gente, me envolvi tanto na história e por a mesma ser contada por Lennie, assim como ela eu achava o Joe (o-novo-garoto-perfeito-da-escola) um chato de galocha, e não conseguia enxergá-lo como realmente deveria.
Apesar de muita gente achar ruim as partes em que Lennie exaspera toda a sua raiva em todos que estão ao seu redor, e de julgar Deus por ter tirado a sua irmã, eu no lugar dela agiria do mesmo jeito.
“ – Como o mundo pode continuar a brilhar assim? – pergunto ao me sentar sob o céu repleto de estrelas.
Toby não responde, apenas balança a cabeça e deita-se ao meu lado, perto o suficiente para colocar seus braços ao redor de mim, perto o suficiente para colocar a  cabeça em seu peito se quisesse. Mas não faz nada disso, nem eu.” PG: 122
Nesse impasse de prender-se ao luto ou liberta-se para o amor, a autora descreve com maestria a evolução da personagem. O que fazer quando estar loucamente apaixonada por um garoto e sentir-se totalmente atraída pelo namorado da sua irmã morta?.
Apesar de ter um relacionamento( não chamo de relacionamento, uma atração adolescente) por Toby (namorado da irmã), quem ler o livro sente que realmente o amor de Lennie é todo e completamente por Joe.
O livro caminha entre o leve e o intenso, e me fez ir as lágrimas com algumas verdades (bem cruéis), que mostram como a vida é cruel às vezes, e que muitas pessoas precisam perder para aprender a dar valor.
Acho que a atração entre Lennie e Toby se dá basicamente por ambos estarem sensíveis com a morte de Bailey, e por a própria Lennie ser tão parecida com a irmã. Mas para mim não tem como ficar com raiva da Lennie por causa disso.
O final do livro não poderia ser melhor. A autora deu o destino certo a cada personagem, e acho que foi o primeiro livro com final totalmente feliz que eu gostei.
Ah, e quem ainda não se rendeu ao livro “O morro dos ventos uivantes” com certeza vai querer lê-lo. Eu já pensei em continuar a leitura emperrada de “O morro dos ventos uivantes” por ser o livro favorito de Lennie. E o fato dela ter lido o livro 23 vezes, me fez ir correndo ler. (rsrsrs)
Com certeza o livro ganha espaço especial na minha estante e eu super ultra mega recomendo a leitura. Como dizem esse livro é leitura obrigatória.
BOA LEITURA!

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Ronaldo, esse foi o segundo livro que li esse ano.; Fiquei impressionada como, apesar da temática, ele soube ser bastante original e enriquecedor. Gostei bastante e fiquei in love pelo enredo, ahaha! Leitura indicadíssima. :D

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Ronaldo.
    Li esse livro rapidamente, por ele ser leve e os capítulos curtos, o que facilitou bastante no seu desenvolvimento :D

    Foi realmente lindo apreciar de forma singular a história de Lennie ^^

    Foi emocionante ver o final do livro!

    Ótima resenha!

    Beijos :*
    Natalia. http://www.musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. A capa desse livro é meiga e há tempos, desde que o vi pela primeira vez, tenho certa curiosidade em lê-lo. É verdade que só li comentários positivos sobre ele, e isso me deixou com mais vontade, acho que parece ser uma história realmente especial!

    bj
    escrevendoloucamente.blogspot.com

    ResponderExcluir