quarta-feira, 2 de maio de 2012

A Sombra da Lua - John Sandford

Acostumado a assumir casos difíceis, o investigador do Departamento de Detenção Criminal de Minnesota Virgil Flowers é mandado a Bluestem, uma pequena cidade do interior, para ajudar a polícia local a solucionar um crime que chocou a população: um casal de idosos foi morto em sua residência com requintes de crueldade. Ao chegar à cidade durante a madrugada, Virgil é surpreendido por um incêndio no alto de uma montanha. A casa do fazendeiro Bill Judd é consumida pelas chamas e seu proprietário morre sob os escombros. Bill era um homem recluso e odiado. Há muitos anos, esteve à frente de um esquema fraudulento que levou centenas de fazendeiros à falência. Embora o dinheiro nunca tenha aparecido, ele foi julgado e absolvido. Além disso, seu envolvimento com várias mulheres casadas era de conhecimento de todos na região. Virgil não acredita em coincidências e fica intrigado com a morte do fazendeiro. Afinal, a pacata Bluestem passou duas décadas sem um único crime e nas últimas semanas foi cenário de três homícidios. Determinado a encontrar uma ligação entre os assassinatos, o investigador começa a conversar com os moradores e a descobrir seus segredos. Contudo, revirar o passado de uma pequena cidade pode trazer sérias consequências para um forasteiro.

Nota Pessoal:
Confesso que eu não esperava muita coisa desse livro.
É que apesar de já ter vendido 30 milhões de livros, eu ainda não conhecia o autor, e ficava com medo de não ser tão bom quanto os livros de Suspense/ Romance Policial, como os do Harlan Coben e James Patterson.
Mas, muito pelo contrário. O livro é ótimo. A narrativa flui rapidamente e principalmente não é cansativa. Gostei do livro principalmente por ele fugir um pouco da regra de quase todos os livros desse gênero, que quem não está acostumado a ler não entende, porque o autor enrola, enrola, enrola, e depois despeja toda a verdade nas últimas três páginas do livro.
“A Sombra da Lua” se passa em uma cidade interiorana calma, que depois de 20 anos sem nenhuma coisa fora do comum, ver-se diante de uma terrível tragédia. Um casal é assassinado em sua própria casa, e é exposto no quintal da casa, com os olhos perfurados.
Virgil Flowers é o investigador mandado para a pequena cidade para tentar solucionar o mistério que intrigava tanto os moradores.
O que ele não esperava na sua chegada a pequena cidade, era encontrar um enorme incêndio. Onde? Simplesmente na casa do morador mais amado e odiado da cidade. Hã? Vou explicar. Bill Judd no começo da sua carreira foi muito bom com os moradores, ajudou a muitos e depois deu um golpe nos fazendeiros e roubou o dinheiro de todos, o que aflorou a ira por parte dos mesmos.
Nesse emaranhado de mortes sem explicação, Virgil se vê obrigado a investigar não só a morte do casal, mas também do Bill Judd e de outros que irão surgir ao longo do livro.
O livro apesar de ser bastante intenso, o autor colocou umas pitadas de ironia na história.
Digo sempre, livros de suspense/romance policial, ou você ama ou você odeia. O autor de A sombra da Lua, sabe escrever um bom romance policial. Ops... um ótimo romance policial.
Confesso que em algumas partes do livro eu tive que parar pra analisar os fatos, e o livro me deixou bastante intrigado (eu não descobrir quem era o assassino, até ele ser revelado, raiiiiva).
O autor nos leva por caminhos engenhosos ao longo do livro. Os acontecimentos são inesperados, e o jeito que o autor revelou o assassino foi o que mais me impressionou, porque como eu já disse muito antes do fim do livro, ele deixou tudo tão óbvio, que você pensava “Não, ele não pode ser o assassino”.
Quando terminei a leitura pensei: “Poxa, era ele o assassino, como assim?”, e depois: “Claro que era, tava na cara”.
Sempre que leio romances assim fico meio pirado...
Mas enfim, é um livro ÓTIMO (pra quem gosta de romance policial). E pra quem não gosta, a partir da leitura do mesmo pode começar a gostar.
BOA LEITURA!

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Ótima resenha :D

    Sou louca para ler esse livro!

    Beijos :*
    Natalia. http://musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie! adorei a resenha, e esse tá na lista para solicitar para resenha, mas ainda não é a vez dele rsrs Te prometi que ia te seguir, e cá estou rsrs Sorte com o blog! http://tatireadermommy.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ronaldo, eu amo livros do gênero suspense policial. Contudo, devido à demanda de obras novas que andam chegando ao mercado literário dedicado a esta temática, há motivo de sobra para ficarmos com um pé atrás. Harlan Coben e James Patterson são apenas dois exemplos atuais, isso sem contarmos com vários outros autores que escrevem narrativas do tipo. É preciso ter muita originalidade e criatividade para criar um bom romance, e pelo que vi o John conseguiu fazer isso, o que é ótimo... não existe nada melhor do que ler algo que nos deixe impressionado; eu adoro!

    Foi bom saber uma prévia desse livro... quem sabe eu o leia futuramente. Adorei! ;)

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Apesar de viciada em livros fantásticos, eu adoro um bom livro policial. Gosto de ficar quebrando a cabeça, imaginando quem poderia ser, o porque etc etc
    Eu fiquei curiosa quando vi esse livro, mas essa é a primeira resenha que leio. Também nunca havia ouvido falar do autor, mas vou dar uma chance agora ;)

    Beijitos
    http://www.bookpetit.com/

    ResponderExcluir