quinta-feira, 7 de março de 2013

[Adaptações Literárias] Dezesseis Luas

Marketing: ‘O novo crepúsculo’, espera, expectativa. Tudo resumido a uma adaptação fraca e sem muitas surpresas. Foi isso que senti ao sair da sala de cinema após assistir à Dezesseis Luas.
Mais que decepcionado, eu me senti enganado por um filme que quase nada tem a ver com o livro.

Eu sei que são muitos os desafios de se adaptar uma obra para as telonas, e que mais difícil que isso, é conseguir agradar a gama de fãs ou apenas pessoas que gostaram do livro e querem ver uma adaptação legal, mas daí a excluir fatos importantes, e até mesmo personagens que dão uma graça particular a história acho absurdo.
E foi exatamente isso que aconteceu com Dezesseis Luas.Cadê o cachorro Boo acho que é assim que escreve o nome dele – inesquecível e indispensável a história?! Se você leu o livro com certeza sentirá falta desse pequeno – nem tanto – notável, no filme.
E que ao ler não se divertiu com o trio de tias mais pirado da história?! Isso mesmo, além de abdicar o cachorro do Tio Macon – que é uma história a parte – não deram-se por satisfeitos e simplesmente tiraram as ‘tias’ do filme. Será que consideraram elas tão desnecessárias e resolveram simplesmente dar um chá de sumido, já que elas não fariam tantas diferenças assim?! Pois saibam que fizeram.
Diferenças muitas a parte, vou falar um pouco sobre a história no geral. Para quem ainda não conhece o livro e/ou filme, e não sabe do que se trata, ‘Dezesseis Luas’ é um livro infanto/juvenil que narra a história de Ethan e Lena, dois adolescentes – ele humano, ela uma conjuradora, vulgo, bruxa – que tem seus destinos misteriosamente traços e amaldiçoados. Ao mesmo tempo que tem de enfrentar a grande diferença que os separa – humanos/conjuradores – Lena está prestes a completar dezesseis anos, sendo assim, invocada para as trevas ou para a luz. Um dilema surge quando por mais difícil que seja aceitar, eles descobrem que o caminho mais provável que o rumo da conjuradora tomará, é o das trevas.
E uma busca desenfreada é acionada, para tentar achar o mais rápido possível – e antes que a décima sexta lua apareça – o livro das luas, para tentar rever a maldição que persegue a linhagem de Lena, séculos atrás.
Mas verdades aparecerão, muitos delas inesperadas e difíceis de serem encaradas de frente, e mais que isso, Lina descobre que tem o destino nas próprias mãos e terá de escolher que caminho seguirá, e isso poderá causar feridas jamais imaginadas, e repercutirá em toda a sua família – independentemente de serem da luz ou das trevas.
Acredito sinceramente que quem não leu o livro, saiu mais que satisfeito do cinema. E com certeza eu me incluiria nesse grupo se assistisse antes de ler. Porque: o filme tem uma temática muito boa, além de oferecer aquele amor platônico – by crepúsculo, só quem sem a Bella chata – que a maioria – sintam-se incluídos se assim convier – das pessoas gostam de ver.
Mas se colocado no contexto ‘Adaptações Literárias’ o filme – pra mim – foi uma negação. Não consegui imaginar nenhum ator/atriz que fez parte do elenco do filme como os personagens reais criados pelas autoras – tá, é bem difícil você sair satisfeito do cinema quando não consegue associar ambos: personagem/ator – exceto talvez, a Lena, e ainda assim ‘superficialmente’. Tio Macon – grotescamente diferente - , Ama, Ridley e até mesmo o próprio Ethan não chegavam nem perto do que eu projetei – com a ajuda da minha imaginação mais que fértil – quando li.
E agora, não poderei deixar de citar as inúmeras modificações que a adaptação sofreu.
O medalhão – um dos artefatos principais do livro – foi encontrado por ambos, Lena e Ethan, já no filme Ethan acha o medalhão sozinho, presenteando a Lena.
E cadê a cena mais hilária do livro onde Lena, ainda aperfeiçoando seus poderes deixa a cara das ‘patricinhas’ meladas por uma semana, com canetinha permanente, o que te faz sentir-se vingado pela personagem?! Pois é, não tem.
Sem mais delongas, saí decepcionado porque todas as minhas expectativas depositadas no filme não foram supridas. Muita coisa foi modificada, o que me fez pensar que eles somente usarem a história original como um pano de fundo, sem dar muito importância aos detalhes e a história no geral.
Tio Macon não é assim, DEFINITIVAMENTE.

Mas se você ainda não leu o livro e tem curiosidade e vontade de ver o filme, vá em frente, digo com 99% de certeza de que se você gostou da proposta e do trailer, sem sombra de dúvidas gostará e sairá satisfeito da sala de cinema. Porém se já leu o livro, gostou muito e vai ver a adaptação, baixe suas expectativas e quando adentrar a sala, sentar na cadeira e o filme começa a ser exibido, tente esquecer e se pegar aos detalhes sórdidos da história para assim como eu, não sai frustrado, revoltado e ainda escrever um post igual a esse. Haha’
BOM FILME!!!

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Oie :)

    Nossa sem comentários viu , primeiramente quero parabeniza-ló pela belíssima resenha , depois quero dizer que estou triste kkkkk , vou ler dezesseis luas daqui uns 7 dias mais ou menos assim que chegar aqui em casa , e fiquei muito triste em saber que a adaptação não segue o livro , estamos cansados disso , não é ? Abraços !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  2. Oi!

    Faz muito tempo que eu quero ler o livro, mas não sei quando isso irá acontecer. Já relacionado ao filme eu sinceramente não tinha/tenho interesse em assisti-lo mas pode ser que isso mude ;x Parabéns pelo post!

    Abraços!
    Entre Livros e Livros.
    http://musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Concordo com TUDO Ronaldo.
    Também me senti muito frustrada com o filme, que mutilou de forma grotesca o filme, sinceramente nem parecia ser uma adaptação baseada em um livro, e sim, baseada na ideia de um livro.
    Faltou coisas demais, tudo bem que sabemos que sempre TEM UM CORTE OU OUTRO, mas daí esfaquear a ponto de ficar irreconhecível também é demais, e foi isso que aconteceu.
    Quem for ler o livro depois do filme vai morrer de raiva, por não ter lido o livro primeiro.

    Faby - Blog Adoro Romances de Aracaju

    ResponderExcluir
  4. Ual,tudo tão diferente por aqui! Já gosto de mudanças!
    Queria ter tempo pra passar por aqui mais vezes >< enfim.
    Fui assistir esse filme sábado passado,não li o livro e nem pretendo,mas não pelo fato de eu não ter curtido o filme mas porque pra mim esse lance de romance sobrenatural já deu. A única coisa que eu realmente gostei no filme foi o incentivo a leitura :D

    ResponderExcluir