sábado, 15 de setembro de 2012

[Resenha] @mor - Daniel Glattauer


Título: @mor

Título Original: Gut Gegen Nordwind

Autor: Daniel Glattauer

Editora: Suma de Letras

Nº de páginas: 184

Sinopse: Num e-mail enviado por engano, começa um relacionamento virtual que testa as convicções de Leo Leike e Emmi Rothner. Ela é casada; ele ainda está digerindo o fracasso de seu último relacionamento – e nada como a curiosidade, instigada por frases bem-encadeadas numa caixa postal eletrônica, para que os dois se esqueçam dos obstáculos e sejam impelidos a marcarem um encontro. Mas a expectativa é uma faca de dois gumes, trazendo o medo de que a realidade não esteja à altura da fantasia.
Este romance de estreia de Daniel Glattauer, campeão de vendas na Alemanha e na Espanha, explora, no ambiente do século XXI, sentimentos compartilhados por amantes de todas as gerações.

 
Nota Pessoal:


“Estou bebendo a nós. Já estou um pouco bêbado. Mas não muito. E agora é a sua vez de novo, escreva para mim, Emmi. Escrever é como beijar, só que sem os lábios. Escrever é beijar com a cabeça.” PG: 76

Esse livro já estava na minha lista de desejados, desde que a editora anunciou seu lançamento; de alguma forma eu me sentia atraído pela leitura.

“@mor” conta a estória de Leo e Emmi, duas pessoas completamente diferentes, e ao mesmo tempo tão iguais, que se conhecem por um descuido de Emmi ao mandar um e-mail para o cancelamento da assinatura de uma revista, e esse e-mail pelas mãos do destino cai na caixa de e-mail desse ‘misterioso’ Leo Leike.
Até aí tudo bem. Mas foi num e-mail coletivo de “Feliz Natal e Próspero Ano Novo”, onde Emmi por acaso adicionou o e-mail de Leo, que a relação dos dois, virtualmente falando, começou.

Confesso que ao adquirir o livro eu iria demorar um tempinho para lê-lo, pois o modo como é narrado não me atraía muito, mas entre uma leitura e outra, encontrei um jeito de lê-lo, já que ele é um livro pequeno. E a narrativa é ótima, diferentemente do que eu pensei que fosse.

De forma alguma o livro me decepcionou (e não vou falar daquele final que é tipo “Como Assim?” ) , a leitura é super rápida, e temos o livro todo em uma incessante troca de e-mails muito bem escritos.
Sim, acho que esse lance dos e-mails foi o diferencial do livro; Até porque o autor soube criar frases engraçadas, românticas e muito, muito bem inteligentes. Acho que minha forma de dialogar virtualmente mudou um pouco também (rsrs).

Nessa imensidão de e-mails, os dois começam a adentrar fundo  na intimidade um do outro. Somos apresentados a Emmi, fora desse ‘relacionamento’ virtual, uma mulher com a vida mais comum do mundo, casada e ‘mãe’ de uma adolescente e uma criança.

Assim como, somos apresentados ao Leo Leike, um irresistível Psicólogo da Linguagem, que fora abandonado por sua ‘quase’ mulher e agora tenta a todo custo reconquistá-la.

O que ambos não percebem (ou percebem?!) é que buscam nessa relação virtual, fugir um pouco dessa vidinha normal que compartilhavam quando não estavam na frente do computador.

E começa então a quererem se encontrar e ao mesmo tempo não quererem se encontrar pessoalmente. Pois é, vivem um dilema. Será que aquela relação ‘perfeita’ que viviam através de e-mails se sustentaria, caso ambos se encontrassem? Ou será que um não superaria as expectativas do outro?
Temos momentos engraçados, românticos e ‘tensos’ (não tantos assim) ao longo de toda a narrativa.

O livro foi todo construído através dessa troca de e-mails, e isso não torna a leitura em nada enfadonha ou até mesmo chata, muito pelo contrário, Emmi e Leo são os seres que mais sabem se expressar por e-mail que eu conheço. Mesmo. Cada um tem um ponto de vista acerca de cada assunto abordado nos e-mails, e isso faz com que, nós, leitores no sintamos próximos dos personagens.

Ah, e tem umas coisas também que são totalmente sem noção. Principalmente por parte da Emmi; Taí uma personagem que consegue ser contraditória. Por que como ela pode dizer que não quer trair o marido, sendo que nesses e-mails ela deixa o Leo dizer que quer beijá-la e blábláblá e ela achar isso a coisa mais comum do mundo? Isso pode ser analisado no ponto de vista de cada leitor, mas para mim isso já de certa forma uma traição.

No geral, eu gostei bastante da estória, mas por favor que final mais que decepcionante foi aquele? . Acho que o autor não poderia ter escolhido final pior. A estória de Emmi e Leo foi tão bem construída, ambos passaram momentos tão bons juntos (mesmo pelo computador) que no final da leitura você pode analisar que talvez aquele final foi simplesmente bom, vendo o lado de que o que vale mesmo é o relacionamento que eles tiveram. Mas comigo não foi assim, eu simplesmente não gostei, ainda mais daquele último e-mail, que eu esperava que fosse o “BAM” do livro, acabou-se mostrando uma coisa totalmente banal.

Acho que esse foi o único ponto negativo, mas ainda assim acho que é uma leitura que vale super ( sim, teremos continuação ).

BOA LEITURA!!!

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Interessante este livro,já havia visto mas nunca olhei a fundo para saber que se tratava de um romance.
    Pela sua resenha é um livro com uma ótima opção de leitura eu gostei.
    Alexandra
    http://magiasbook.blogspot.com.br/2012/09/dicas-de-meninas.html

    ResponderExcluir
  2. Oi Ronaldo!

    Já havia visto este livro em outros blogs, me interessei bastante, mesmo não sabendo muito bem do que se tratava... Parabéns pela resenha :)

    Beijos :*
    Natalia
    http://musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Interessante ,fiquei curiosa agora rs (:

    ResponderExcluir