quinta-feira, 21 de março de 2013

[Destaque Nacional] Flor de Laranjeira - Gabriela Rodriguez

Título: Flor de Laranjeira
Autor(a): Gabriela F. C. Rodriguez
Editora: Biblioteca 24 Horas
N° de páginas: 412
Sinopse: Aos setenta anos de idade, uma mulher já cansada, volta à cidade que havia deixado dez anos atrás e em meio às ruínas de sua velha casa, relembra sua vida. Quando tinha onze anos seu coração foi partido de tal maneira que fez com que decidisse nunca mais se apaixonar. Porém vê seu mundo virar de cabeça pra baixo quando se muda para o Rio de Janeiro. Lá conforme os anos vão transcorrendo, em meio a uma adolescência um pouco conturbada, ela passa a viver relacionamentos vazios. No entanto, sem que tivesse percebido se envolvia cada vez mais com quem jamais pensou. Ela não sabia até quando resistiria a uma paixão que a arrastava cada vez mais fundo dentro de si. E quem era aquele homem que ela sonhava desde criança? Ele seria real ou apenas um sonho sem sentido?
Nota Pessoal:
‘Flor de Laranjeira’ foi um livro que muito me surpreendeu, não por sua história ser incrível ou altamente romântica, mas por apresentar um enredo simples, singelo e com personagens reais, com dramas, sofrimentos e restrições.
Somos levados ao interior do estado do Rio de Janeiro, mais precisamente a pequena cidade de Esperança, um local calmo, com um estilo de vida pacato e sem grandes alardes. Vemos a história sob o ponto de vista de Ana Lúcia, e a mesma trata sobre a vida de garota que vive uma das melhores infâncias que uma criança poderia ter.
Com seus amigos Fábio, João e Rafael, ela aprontava e vivenciava as mais sórdidas aventuras que a cidade lhes concedia. Uma garota um tanto quanto ‘diferente, que só tinha amigos homens e passava longe de bonecas e coisinhas de menina, Ana gostava mesmo era de escalar árvores, jogar futebol e sair em busca de tesouros escondidos. O que ela nunca achou que fosse acontecer era que o maior tesouro, estaria escondido dentro do seu próprio coração.
Ana sofre uma grande decepção, ao ser traída por seu primeiro namorado. E no casulo de sua própria alma, refugia-se e jura para si mesma que nunca...nunca mais, iria apaixonar-se novamente. Mas como ninguém é capaz de controlar o destino, o amor surge na vida dessa garota novamente, e dessa vez para deixar marcas que jamais poderão ser esquecidas.
De criança a mulher, Ana se vê obrigada a mudar-se de cidade e ir para o Rio de Janeiro. ‘Deixar’ o passado na antiga cidade para trás, e começar uma nova vida na cidade grande. Porém, as marcas deixadas de uma infância notavelmente feliz não poderiam ser apagadas.
E a garota transformar-se em mulher e tem de encarar a vida como ela é. Depois de cursar faculdade, ter um emprego, a vida dela não poderia estar melhor – exceto talvez, o empecilho da saudade de sua antiga cidade. Ana então vê o destino mais uma vez dando uma guinada em sua vida, mas, uma guinada cruel. Que a deixará com marcas profundas, físicas e psicológicas. Ela envolve-se em um relacionamento conturbado, perde pessoas queridas, e querendo ou não acaba afastando-se das pessoas que mais ama.
O que mais gostei no livro foi a veracidade da história. A autora soube comprimir toda a história de vida de Ana em pouco mais de 400 páginas. Desde sua infância – brincadeiras, aventuras, primeiro amor, amizades – seguindo por sua vida adulta – sua faculdade, novos amigos, emprego, namoro... – e por fim, dando um clímax satisfatório em sua vida idosa.
O livro tem uma carga emocional muito boa, e a autora soube dramatizar quando preciso, sem exagerar ou transformar a cena em algo superficial.
O título nos remete muito bem a história. Faz analogia a pequena laranjeira – que é quase uma personagem da história – onde os amigos encontravam-se.
Toda a história narrada tornar-se especial por não ter nada forçado, e ser genuinamente simples e significativo. Ana é uma personagem que tenta mostrar-se forte, mas que no fundo carrega traumas que a vida lhe impôs e que com certeza não poderão ser esquecidos. Rafa é um personagem que também merece destaque por representar mais que um amigo na vida de Ana. Eles compartilhavam segredos, e uma amizade pura e verdadeira que realmente me deixou encantado.
Como ponto negativo, gostaria de dizer que faltou um pouco mais de estruturação no enredo. Apesar de ser uma história muito boa, acho que a autora pecou um pouco nisso de passagem de tempo e cenário. Algumas coisas são um pouco desconexas, e isso me incomodou um pouco na leitura. Também achei que merecia uma revisão mais criteriosa.
Excluindo isso, posso dizer que ‘Flor de Laranjeira’ me deixou com um sentimento de nostalgia, me fez lembrar da minha infância, me fez sorrir e chorar, e também, vivenciar cada etapa da vida dessa personagem de nome Ana Lúcia.
Super recomendo o livro.
BOA LEITURA!!!

P.S.: Se tiver interesse, pode adquirir o livro com a autora através do email: gabi.rodriguez1991@gmail.com


Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Adorei a sua resenha sobre Flor de Laranjeira. Este livro se tornou um dos meus preferidos, eu chorei horrores com ele. Muito bom e super recomendo para quem gosta de uma boa história!

    ResponderExcluir
  2. Uma pena os pontos negativos, mas posso concluir que é uma leitura gostosa e que vale a pena dar uma lida e sentir cada emoção passada no livro ;)

    Bjs

    Da Imaginação a Escrita

    ResponderExcluir