quarta-feira, 25 de junho de 2014

TAG: Feitiços de Harry Potter

Alguns meses depois da última tag...


De novo e outra vez eu venho responder uma tag super legal que relaciona o mundo do Harry com experiências de leitura. Pois é, “Feitiços de Harry Potter” nos pede um livro que defina alguns dos feitiços de uma das obras mais aclamadas da literatura. Indicado pelo Clóvis, do De Frente com os Livros, vou contar pra vocês quais são meus livros mais relacionáveis com a magia do bruxo. Bem, aí vai!

Expectum Patrono: um livro de infância relacionado a boas memórias.

Pollyanna - Eleanor H. Porter
Não consigo lembrar nenhum livro que li na infância; quer dizer, eu lia várias histórias aleatórias, esses contos de fadas clássicos como ‘João e Maria’ ‘Alice’ ‘O gato de botas’ e alguma coisa adaptada d’As Mil e Uma Noites’.
Então escolhi um livro ‘de infância’ que não li na infância, mas gostaria de ter lido. Pollyanna é uma belíssima história cheia de lições que li acho em 2011. Fiquei encantado com a singela e grandiosa história da garotinha que sempre achava um jeito de ver um lado bom em todas as coisas. Pratiquei o ‘Jogo do Contente’ muitos meses depois de ler, mas ele não funcionou muito bem depois disso. Quem sabe numa releitura eu o compreenda mais e o pratique de maneira correta...

Expelliarmus: um livro que te pegou de surpresa.

O Mágico de Oz - L. Frank Baum
Sempre tive vontade de ler ‘O Mágico de Oz’ porque, lembro, ficava encantado quando criança, ao ver a Dorothy caminhar ao lado dos seus amigos pela estrada de tijolos amarelos. Mas não sabia que a obra era tão e completamente mais encantadora. Esperava uma história bem infantil, e decerto que realmente é, mas ela é muito mais que isso. Não posso esquecer quão surpreso fiquei ao devorá-lo numa tarde que sempre ficará nas minhas maravilhosas experiências como leitor.

Prior Incantato: o último livro que você leu.

Roubada - Lesley Pearse
Não vou falar muito desse livro pra vocês porque em breve terá resenha aqui no blog. O que posso dizer de antemão é que mesmo sendo uma ótima história, está bem longe do que a autora escreveu em ‘Belle’ e em sua continuação ‘Entre o amor e a paixão’. 

Alohamora: um livro que te apresentou um gênero que você não tinha considerado antes.

O Monge e o Executivo - James C. Hunter
Realmente não consigo encaixar nenhum livro nesse feitiço. Na verdade nunca desconsiderei totalmente nenhum gênero antes. Mas se é para encontrar um, acho que O Monge e o Executivo me fez conhecer o gênero autoajuda. E bem, ‘não é bem a minha praia’.

Riddikulus: um livro engraçado que você leu.

Pobre não tem sorte - Leila Rego
Sabe aquele livro que você começa a ler e logo de cara sabe que vai rir muito?! Apresento-lhes ‘Pobre não tem sorte’. O livro nacional da Leila Rego me rendeu boas, muito boas risadas. A protagonista é comicamente real e as situações em que se mete são tão inusitadas que era simplesmente... Riddikulus. Olha aqui a resenha!

Sonorus: um livro que você acha que todos deviam conhecer.

Extraordinário - R. J. Palacio

Nossa! Este é realmente muito difícil de escolher. Acho que o mundo está cheio de livros que ‘todos deviam conhecer’ e quem sou eu para escolher um único. Mas cá pra nós, tem um livro que me deixou com vontade de parar todo mundo na rua e falar: você realmente precisa ler uma história como essa! Extraordinário tem um título que fala por si só. A história é uma bela fábula sobre as dificuldades de ser diferente e preconceitos descabidos que todos – todos! – estamos vitimados. Resenha

Obliviate: um livro ou spoiler que você gostaria de ter esquecido.

Convergente - Veronica Roth
O final de Convergente, último livro da trilogia da Veronica Roth. *Valfran, se você estiver lendo isso saiba que a culpa é inteiramente sua!*

Imperio: um livro que você teve que ler para a escola

A Hora da Luta - Álvaro Cardoso Gomes
Teve até uma peça teatral amadora. E adivinha quem interpretou o Beto, ‘protagonista’ da história?! Isso mesmo, este blogueiro que vos fala. Acho que foi o primeiro livro ‘obrigatório’ que li para a escola, mas como bom leitor, transformei a obrigatoriedade num prazer que me rendeu bons momentos. O livro é legal pra caramba! 

Crucio: um livro que foi doloroso para ler.

Pela luz dos olhos seus - Janine Boissard
Poucos livros foram real e literalmente ‘dolorosos’ para ler. Sempre tento tirar coisas boas das leituras, mas a verdade é que tem mesmo uns livros bem chatos ou que não fazem nenhum sentido. ‘Pela luz dos olhos seus’ é um deles; doloroso não seria exatamente a palavra; chato definiria melhor. Eu sei que tem gente que amou o livro, e ele até fica legalzinho no final, mas no geral foi uma leitura realmente chata. Pra mim é aquele livro que ‘não quero nem pensar na possibilidade de reler’.

Avada Kedavra: um livro que pode matar (interpretação livre).

Harry Potter e o Cálice de Fogo - J. K. Rowling

*Agora, Harry, vou lançar este feitiço de volta (?)*. ‘O Cálice de Fogo’ foi um livro que eu realmente não conseguia parar de virar as páginas. Pra mim é o mais interessante livro da saga e também o mais ‘mortífero’. Não sei explicar como, mas foi o que mais me fascinou e angustiou, foi também o que mais me ensinou. Foi o que me fez entender mais o verdadeiro significado da amizade e do sacrifício. Foi o que nos trouxe e nos levou o Cedrico – mas isso já são divagações de um potterhead.


Aí está! Obrigado pela indicação, Clóvis. Apesar de ser difícil encontrar somente um livro por feitiço, foi uma experiência muito legal.
Agora que você já conhece os meus ‘livros por feitiço’ que tal me contar sobre os seus?! Se tiver um blog e quiser responder fique à vontade. Ou você pode dizer aqui nos comentários mesmo. É isso!


Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Oi Ronaldo :)

    Adorei a tag, vou responder, ok?

    Já li Roubada e concordo com você, está bem longe de Belle (que adoro), mas mesmo assim é um livro muito bom. HP e o Cálice é top! Abraços.

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Ronaldo, fico feliz que tenha respondido a Tag. É sempre bom descobrir os livros que marcaram outros amigos. Conheço todos os livros que você citou, embora ainda não tenho tido oportunidade de ler em totalidade. Fiquei impressionado com a sua escolha com o feitiço "Crucio", eu realmente esperava um história linda e emocionante que me fizesse chorar. Vamos ver a minha opinião, rsrs. Abraço!

    De Frente com os Livros

    ResponderExcluir
  3. Dos citados, li O Mágico de Oz, O Monge e o Executivo e claro, Harry Potter e o Cálice de Fogo. O Mágico de Oz é super bacana, só que acaba rapido. Harry Potter é Harry Potter! Nem tem o que falar. E O Monge e o ExecutzzZZZzzzZZZzz...
    Enfim, curti suas respostas ^^

    http://cantinadolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. O Extraordinário dizem que é pft, tenho muita conta de ler

    Estou Seguindo

    http://enfoqueliterarioo.blogspot.com.b

    ResponderExcluir
  5. Oi, Eu sou o dono do blog Perdido em Livros e queria saber se você quer fazer parceria com o meu blog, se aceitar entre em contato.

    Blog: http://perdidoemlivros.blogspot.com.br/
    E-mail: gabrielhunter86@gmail.com

    ResponderExcluir