sexta-feira, 3 de maio de 2013

[Destaque Nacional] Amigos Inimigos - Vanessa Martinelli

Título: Amigos Inimigos
Autora: Vanessa Martinelli
Editora: Novo Século
N° de páginas: 101
Sinopse: Maria e Jack eram amigos quando crianças. Daqueles que dorme na casa e brinca das mesmas coisas. Mas eles cresceram e a idade transformou a amizade. Tomaram direções opostas. Demais até. E você? Já teve um amigo-inimigo?
Nota Pessoal:
‘Amigos Inimigos’ é um livro extremamente divertido, engraçado, leve e uma ótima pedida para quem procura uma descontração ou um momento ‘relax’.
Quando recebi o livro, a autora me disse que escreveu para sua filha, e que a história direcionava-se quase que especialmente para pré-adolescentes – 11/14 anos – pedindo-me que tentasse ler como o público alvo leria.
E foi exatamente isso que fiz; O resultado não poderia ter sido melhor. Eu ri, me diverti e ainda pude ver que a autora soube captar a essência proposta. Melhor dizendo, ela conseguiu traduzir para o papel exatamente o que todos – ou a maioria – já passou naquela fase irritante e muitas vezes frustrante que é a adolescência.
Maria é uma garota que estuda em um bom colégio, tem uma mãe que dá duro para manter a casa, e um irmão que não poderia ser mais irritante e fissurado em vídeo game – sempre tem que ter o irmão pé no saco. Apesar de ter uma boa vida, ela não poderia estar mais vidrada por ainda não ter se tornado uma mulher.
Ela não aceita a condição de ainda ser uma garota, com corpo de garota. Queria curvas, e sempre admirava uma de suas amigas por isso.
Em contrapartida, temos Jack: um dos melhores jogadores de futebol do colégio, desejado por quase todas as meninas e ainda por cima da classe de Maria. E o que mais a irritava era o fato de que eles tinham um passado.
Foi em um dia comum de aula, que eles acabaram por se encontrarem novamente – e não poderia ter sido de forma tão frustrante: na diretoria do colégio.
O encontro só serviu para trazer a memória de Maria, lembranças das coisas mais alegres e divertidas de sua infância, e em todas elas Jack estava presente. Eles eram vizinhos, e compartilhavam quando crianças uma amizade verdadeira e inocente. Mas o tempo passou, eles se afastaram. Mas por que aquele esbarrão no meio da aula, do nada trouxe de volta tantas possibilidades para que eles talvez retornarem com a amizade?! Ou algo mais...
Além dos dois, o livro é recheado de outros personagens interessantes e divertidos: temos a Morgana, rica e totalmente ‘estou nem aí pra vida’; A Patrícia, a mais bonita e ao mesmo tempo fora de sintonia com o mundo; A Camila, que é a mais estudiosa, sempre pronta para ajudar os amigos; E o Maurício, o playboyzinho, sempre tentando querer ser o melhor em tudo.
A princípio, podem pensar que é só mais um livro bobinho, mas é aí que se enganam, porque por mais que seja uma leitura descontraída, a autora conseguiu passar mensagens bem bacanas para os leitores. Mesmo que abordando os assuntos secundariamente, é impossível você não tirar ao menos uma lição do livro.
A Vanessa aborda temas como: a complexidade que é essa transação da infância para a adolescência e o que isso trará de consequência – tanto física como psicológica – para a criança; O quanto a separação violenta dos pais pode trazer de traumas para a criança e/ou adolescente que ainda não é capaz de compreender muito bem a coisa; E o valor do amor, seja ela entre a família ou os amigos. Temas estes que são considerados normais – por isso são quase sempre deixados de lado – mas que é de extrema importância para quem realmente está vivenciando.
O livro é bem pequeno e tem uma narrativa – sob o ponto de vista de Maria – bem adolescente e instigante. Tem uma temática clichê, mas acho que isso só reforça a minha teoria de que os livros aparentemente clichês são os que mais me surpreendem, por de alguma forma sempre se apresentarem interativos, dinâmicos e com algum diferencial – claro, que não estou generalizando.
Não recomendo o livro somente para o público alvo, mas para todos aqueles que estiverem afim de uma leitura rápida, engraçada, leve e divertida. ‘Amigos Inimigos’ traduz com perfeição uma das fases mais temidas e um tanto quanto rebeldes das pessoas: a adolescência.
BOA LEITURA!!!

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Já li esse livro e também me encantou, ele é leve e a leitura flui de uma forma calma sem apressar o leitor. Me lembrou quando passei pela idade de Maria, essa idade é mesmo do jeito que a Vanessa narra, achamos que temos muitos problemas e que ninguém nos entende kkkk Resenha ótima.

    Abraços,
    Raquel.
    http://viajandoclivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu já li esse livro...é bem fofo :)
    A Vanessa também é autora parceira no meu blog.
    Gostei da sua resenha.
    Bjokass

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Gostei da resenha.
    As vezes leio livros assim, para distrair e rir um pouco.
    Quero ler esse, vou anotar na minha listinha.
    Beijoss
    http://doceestante.blogspot.com

    ResponderExcluir